Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Japão mobiliza tropas para combater possível ataque de míssil coreano

"Tomamos todas as medidas necessárias para poder responder a qualquer tipo de situação", afirmou Yoshihide Suga

Japão mobiliza tropas para combater possível ataque de míssil coreano
Notícias ao Minuto Brasil

06:50 - 29/01/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Exército

O Governo japonês ordenou hoje (29), ao exército que se prepare para a possibilidade de ter de destruir um míssil que a Coreia do Norte pode vir a lançar em breve, evitando, assim, que este caia sobre o território nipônico.

"Tomamos todas as medidas necessárias para poder responder a qualquer tipo de situação", afirmou hoje o ministro porta-voz do Executivo, Yoshihide Suga, citado pela agência Kyodo.

Suga não deu mais informações sobre a iniciativa do Ministério da Defesa, de modo a não revelar "informação sensível" sobre a capacidade do Japão para interceptar mísseis.

As últimas imagens de satélite da base norte-coreana de Sohae mostraram que há movimentação nas instalações e que Pyongyang pode estar a preparar o lançamento, em breve, de um projétil de longo alcance, tal como Seul, Tóquio e Washington tinham alertado.

Por seu lado, o ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Fumio Kishida, disse hoje que acordou, numa teleconferência com o seu homólogo norte-americano, John Kerry, cooperar de perto sobre a questão do lançamento norte-coreano.

"Trabalharemos estreitamente com os Estados Unidos e outros países envolvidos e tomaremos todas as medidas possíveis para garantir a segurança do público", disse Kishida, em conferência de imprensa.

O novo lançamento pode acontecer em um momento em que os países do Conselho de Segurança das Nações Unidas contemplam impor sanções adicionais a Pyongyang devido ao seu quarto teste nuclear, realizado no início do mês.

Campo obrigatório