Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Israel inicia voos diretos para Marrocos após estabelecer relações com país árabe

Autoridades marroquinas descrevem seu acordo com Israel, incluindo a abertura de escritórios, como uma restauração dos laços, que Rabat esfriou em 2000 em solidariedade aos palestinos

Israel inicia voos diretos para Marrocos após estabelecer relações com país árabe
Notícias ao Minuto Brasil

16:48 - 25/07/21 por Folhapress

Mundo ISRAEL-MARROCOS

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A companhia aérea israelense Israir inaugurou neste domingo (25) a primeira rota comercial direta entre Israel e Marrocos, sete meses depois da normalização das relações entre os dois países.


O avião, que transportava uma centena de pessoas, decolou de Tel Aviv com destino a Marrakech, capital turística do Marrocos, afirmou à agência de notícias AFP a porta-voz da Israir, Tali Leibovitz.


"Esta rota ajudará a promover o turismo, o comércio e a cooperação econômica entre os dois países", disse o ministro do Turismo de Israel, Yoel Razvozov.


O vôo 61 da Israir decolou às 8h15 no horário local, com os comissários vestindo trajes marroquinos tradicionais e servindo comida marroquina. O trajeto leva cinco horas e meia.
A empresa prevê de dois a três voos comerciais entre as cidades por semana.


Marrocos se tornou, em dezembro de 2020, o quarto país árabe a estabelecer relações com Israel durante o governo de Donald Trump, depois de Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Sudão. O ex-presidente americano foi um dos principais incentivadores da normalização bilateral.


Os pactos fazem parte do que o republicano chamou de Acordo do Século, plano para tentar acabar com décadas de conflito no Oriente Médio, mas visto como pró-Israel, já que desconsidera diversas reivindicações palestinas.


Outros dois países árabes, Egito e Jordânia, também já tinham relações com Israel.


O primeiro voo direto entre Tel Aviv e Rabat, capital do Marrocos, aconteceu já em dezembro do ano passado, com funcionários do governo israelense.


Além da Israir, a El Al Israel Airlines também fará o trajeto de Tel Aviv para Marrakech, e teve seu voo inaugural neste domingo. A companhia aérea, duramente atingida no ano passado devido à pandemia de coronavírus, disse que operará até cinco voos por semana para o Marrocos, em aviões Boeing 737.
A Arkia, de Israel, e a Royal Air Maroc também devem iniciar voos no próximo mês.


Marrocos foi o lar de uma das maiores e mais prósperas comunidades judaicas do Norte da África e do Oriente Médio por séculos até a fundação de Israel em 1948. Estima-se que 250 mil judeus deixaram o Marrocos por Israel entre 1948 e 1964.


Hoje, apenas cerca de 3.000 judeus permanecem no Marrocos, enquanto centenas de milhares de israelenses afirmam ter ascendência marroquina.


Autoridades marroquinas descrevem seu acordo com Israel, incluindo a abertura de escritórios, como uma restauração dos laços, que Rabat esfriou em 2000 em solidariedade aos palestinos.


Em março, a ministra do Turismo do Marrocos, Nadia Fettah Alaoui, disse esperar 200 mil visitantes israelenses no primeiro ano após a retomada dos voos diretos. Isso se compara ao total de cerca de 13 milhões de turistas estrangeiros anuais antes da pandemia.
A receita do turismo no Marrocos caiu 53,8%, para 36,3 bilhões de dirhans, ou cerca de R$ 19 bilhões, em 2020.

Campo obrigatório