Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

EUA e aliados temem ataque terrorista em Cabul e correm para minimizar fiasco

O prazo limite para a ação com presença militar estrangeira é a próxima terça (31)

EUA e aliados temem ataque terrorista em Cabul e correm para minimizar fiasco
Notícias ao Minuto Brasil

11:06 - 26/08/21 por Folhapress

Mundo Conflito

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Alegando riscos iminentes de ataques terroristas, os Estados Unidos e seus aliados aceleraram a contagem regressiva para o fim da operação de retirar ocidentais e afegãos que querem fugir do Talibã em Cabul.

A percepção de que o Ocidente está correndo para minimizar seu fiasco no Afeganistão, evidenciada na decisão de alguns países de suspender seus voos de evacuação nesta quinta (26), gerou uma renovada corrida de pessoas desesperadas às imediações do aeroporto da capital.

Segundo relato de diplomatas ocidentais ainda na cidade a agências de notícias, o fluxo que havia sido contido por bloqueios do Talibã aumentou muito. O prazo limite para a ação com presença militar estrangeira é a próxima terça (31).

Americanos e ocidentais afirmam que há uma grave ameaça terrorista associada ao Estado Islâmico Khorasan, a filial afegã do famoso grupo extremista que chegou a dominar vastas áreas na Síria e no Iraque em meados da década passada.

"Não posso ser mais enfático sobre o desespero da situação. A ameaça é real, iminente, letal", afirmou o ministro das Forças Armadas britânico, James Heappey, corroborando o relato feito na noite de quarta pelo secretário de Estado americano, Antony Blinken.

A Austrália fez um alerta de segurança semelhante, suspendendo operações. Os dedos apontados ao EI são, contudo, convenientes para diluir o dano à imagem ocidental.

Ele começou com a decisão do presidente Joe Biden de antecipar a saída de suas tropas de forma acelerada. Quando o Talibã iniciou sua ofensiva final, no começo de agosto, 95% dos militares ocidentais já haviam saído do país ocupado desde 2001 –quando o Talibã foi derrubado por apoiar a Al Qaeda, que cometera o 11 de Setembro.

Primeiro, os EUA não anteciparam o colapso do governo afegão em duas semanas, com a vitória talibã de 15 de agosto. Depois, fracassaram em organizar uma saída ordeira do país, gerando cenas como a de pessoas caindo de aviões decolando.

Essa debacle foi acompanhada por uma mudança de tom de Biden. Primeiro, o americano pintou um cenário racional e róseo. Depois, lavou as mãos. Ao fim, voltou a se preocupar, enfatizando que "muita coisa podia dar errado". Já deu.

Aí que entra a estranha ameaça do EI. Se por um lado ela é consistente com o discurso do Talibã, de que não permitiria a operação de evacuação passar da data limite, por outro vai contra tudo o que o grupo tem pregado para tentar obter reconhecimento internacional.

Que os talibãs mintam, isso é de sua história: chegaram ao poder pela primeira vez em 1996 prometendo as mesmas estabilidade e garantias a adversários, mulheres e minorias. O deixaram com a fama de açougueiros medievais.

O EI afegão é adversário do Talibã. Guardas talibãs, por sua vez afiliados à rede terrorista aliada Haqqani, disseram a repórteres da agência Reuters que também temem um ataque em Cabul. Por outro lado, até aqui o EI nunca se mostrou como um adversário consistente do grupo.

Ele pode, claro virar uma força assimétrica desestabilizadora, mas analistas de terrorismo costumam avaliar mais a possibilidade de eles virem a associar-se ao Talibã do que combatê-lo.

Objetivamente, um ataque a civis em torno do aeroporto seria péssimo para os talibãs. Uma alternativa crível é de que o grupo esteja usando o espantalho EI para afugentar de vez os ocidentais, como prepostos para garantir negativas plausíveis de radicalismo.

A outra, mais desconfortável para as democracias ocidentais, é de que a ameaça seja apenas uma cortina de fumaça da inteligência americana para justificar a decisão de Biden de não encarar o Talibã e estender o prazo da operação, como queriam Reino Unido, Alemanha e França.

A verdade talvez seja uma amálgama de tudo isso, mas o que importa é o resultado prático. Nesta quinta, o esforço de países do norte europeu comandado por uma ponte aérea da Bélgica foi suspenso, provavelmente de forma definitiva.

Cargueiros C-130 Hércules belgas faziam em média cinco voos de ida e volta a Islamabad, no Paquistão. Em seis dias, tiraram 1.400 pessoas de Cabul, em nome da Bélgica, da Holanda e da Dinamarca.

Ao todo, a operação militar já tirou desde 14 de agosto impressionantes 95,7 mil pessoas de Cabul, segundo informou a Casa Branca nesta quinta. Isso dá pouco mais de 2% da população da capital.

Na quarta, Blinken havia dito que o Talibã se comprometera a permitir que pessoas que desejem deixar o país em voos comerciais, ocidentais ou afegãos, o façam depois do dia 31.

Parece duvidoso, dadas as declarações anteriores de Zabihullah Mujahid. O porta-voz afegão havia dito para os EUA pararem de incentivar o êxodo de afegãos qualificados, pois o novo governo precisaria deles.

Além disso, seguem os relatos de violência de talibãs contra pessoas que tentam ir ao aeroporto, fora as buscas casa a casa de antigos colaboradores ocidentais.

Não existe, obviamente, algum número, mas é factível que centenas de intérpretes e auxiliares tenham ficado para trás –só os EUA contavam 18 mil pessoas que haviam trabalhado ao longo dos anos na embaixada de Cabul.

Com a corrida final para fugir da capital, os EUA começaram a retirar inclusive os seus 6.000 militares enviados para a operação no aeroporto. Com isso, aliados como a França disseram que sua evacuação acaba nesta sexta (27).

Campo obrigatório