Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Somália: Nove mortos em atentado suicida em Mogadiscio

Um posto de controle foi atingido no ataque

Somália: Nove mortos em atentado suicida em Mogadiscio
Notícias ao Minuto Brasil

19:05 - 14/09/21 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Terror

Pelo menos nove pessoas, na sua maioria membros das forças de segurança da Somália, morreram hoje num presumível atentado suicida contra um posto de controle em Mogadíscio, capital do país da África Oriental, segundo a polícia e testemunhas.

O posto de controle era um local de encontro frequente das forças de segurança, disse Mohamed Ali, da polícia somali.

"A investigação ainda está em curso, mas de acordo com indicações atuais, teria sido um suicida que causou a explosão", disse Mohamed Ali.

Seis membros das forças de segurança e três civis foram mortos e outros 11 ficaram feridos, adiantou.

O ataque foi reivindicado por rebeldes do Al-Shabaab, islamistas radicais afiliados à Al-Qaeda, que lutam contra o governo federal da Somália desde 2007 e têm levado a cabo inúmeros ataques.

"Passei pela zona poucos minutos depois da explosão, o caos reinava em toda a área com sapatos abandonados pertencentes às vítimas", disse uma testemunha, Kudow Yusuf.

Outra testemunha, Adan Hussein, disse que viu vários corpos, alguns de uniforme, a serem transportados para ambulâncias.

Em agosto, os rebeldes do Al-Shabaab reivindicaram a responsabilidade por um atentado suicida num café em Mogadíscio que matou duas pessoas e feriu outras cinco.

O grupo 'jihadista' controlou a capital até 2011, quando foi expulso pelas tropas da União Africana. Contudo, ainda controla territórios rurais e lança ataques frequentes contra alvos governamentais e civis em Mogadíscio e noutros locais.

Campo obrigatório