Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

No caminho até ao mar, lava do vulcão nas Canárias vai engolindo casas

Veja o vídeo que mostra a lava avançando entre as casas. 166 edifícios já foram destruídos

Notícias ao Minuto Brasil

05:51 - 21/09/21 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Canárias

O vulcão Cumbre Vieja, que entrou em erupção neste domingo, fez cerca de 6 mil pessoas serem retiradas de suas casas devido à proximidade da erupção que já destruiu 166 edifícios na ilha de Palma. 

No vídeo da galeria acima pode observar de perto a lava a avançando entre as casas.

De acordo com as informações mais recentes, o vulcão tem agora uma nova boca eruptiva próxima da cidade de Tacande, o que obrigou a evacuação de mais residências.

Segundo a informação do Plano Especial de Emergências Devido a Risco Vulcânico das Ilhas Canárias (Pevolca), a nova boca do vulcão surgiu na noite de segunda-feira a cerca de 900 metros da principal, tendo sido solicitada a retirada da população daquele local, na zona de El Paso. 

Esta erupção, a oitava ocorrida em La Palma, desde o séc. XV, expele através de duas fissuras alinhadas, de norte a sul e a cerca de 200 metros de distância, com vários pontos de emissão, conforme detalhou a comissão científica que acompanha a ocorrência.

Tacande é uma cidade com 704 habitantes, mas as autoridades não foram capazes de especificar quantos  devem ser despejados de suas casas, alertando que os isolamentos devem seguir os critérios de precaução.

Durante a noite passada, foram registrados quatro sismos em La Palma, pelo menos dois foram sentidos pela população, de acordo com o El Pais. 

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma (Canárias), entrou em erupção no domingo e as autoridades preveem retirar das zonas mais expostas até cerca de 10 mil pessoas. La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do arquipélago das Canárias e encontra-se a 460 quilômetros da ilha portuguesa da Madeira. A anterior erupção em La Palma ocorreu em 1971, em Teneguía, no sul da ilha, e durou 24 dias. 

Campo obrigatório