China reage com cautela ao lançamento de rocket pela Coreia do Norte

"A Coreia do Norte devia ter direito a uma utilização pacífica do espaço exterior, mas esse direito está atualmente restringido pelas resoluções do Conselho de Segurança da ONU", afirmou um porta-voz

© DR

Mundo Reação 07/02/16 POR Notícias Ao Minuto

A China, principal aliado da Coreia do Norte, reagiu hoje com cautela ao lançamento de um 'rocket' de longo alcance pelo regime de Pyongyang, lamentando a iniciativa e apelando à calma para evitar uma escalada de tensão.

PUB

Em comunicado, um porta-voz da diplomacia chinesa, Hua Chunying, afirmou que "a China lamenta" o lançamento do 'rocket', que a comunidade internacional considera ter sido um ensaio balístico, mas a Coreia do Norte alega ter servido para colocar um satélite em órbita.

"A Coreia do Norte devia ter direito a uma utilização pacífica do espaço exterior, mas esse direito está atualmente restringido pelas resoluções do Conselho de Segurança da ONU", afirmou o porta-voz, acrescentando que tais resoluções proíbem Pyongyang de realizar qualquer ensaio com tecnologia de mísseis.

Pequim apelou por outro lado a todas as partes para "agirem com calma e cautela" e se "absterem de dar passos que aumentem mais as tensões na península", fazendo antes "esforços conjuntos para salvaguardar a paz regional e a estabilidade".

Apesar de ser o principal aliado de Pyongyang, o presidente chinês, Xi Jinping, reafirmou esta semana numa conversa telefónica com o homólogo norte-americano, Barack Obama, o seu compromisso com a desnuclearização da Coreia do Norte, segundo a televisão pública chinesa CCTV.

A Coreia do Norte anunciou hoje o lançamento de um 'rocket' de longo alcance, que peritos sul-coreanos estimam possa ter um alcance de mais de 10 mil quilómetros, uma distância superior à que separa a península coreana do território continental dos Estados Unidos.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai reunir-se de urgência hoje em Nova Iorque, a pedido dos Estados Unidos e do Japão, para analisar a situação, segundo fontes diplomáticas citadas pela agência France Presse.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo Argélia Há 22 Horas

Homem desaparecido há 27 anos é encontrado vivo na casa do vizinho

Mundo Chile 16/05/24

Mulher fica pendurada seminua em portão em tentativa de furto; vídeo

Mundo CARTAGENA 16/05/24

Brasileiro vence concurso internacional e é eleito o mais bonito do mundo

Mundo Aviões Há 21 Horas

Funcionário de aeroporto cai de avião na Indonésia após remoção de escada

Mundo Espanha Há 22 Horas

Faxineira de 61 anos posta vídeos dançando no trabalho e é despedida

Mundo EUA Há 23 Horas

Irmãos são acusados de roubo de milhões em criptomoedas em 12 segundos

Mundo Justiça 15/05/24

Mágico David Copperfield é acusado de abuso sexual por 16 mulheres

Mundo Violência 15/05/24

Premiê da Eslováquia é baleado e está em estado grave

Mundo Guerra 15/05/24

EUA liberam Ucrânia para atacar Rússia com armas americanas

Mundo CHINA-RÚSSIA Há 19 Horas

Xi promete consolidar amizade com Rússia 'por gerações'