Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Governo Tsipras limita a quantidade de canais privados

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, anunciou hoje que o seu Governo vai limitar a quatro o número de cadeias televisivas privadas que emitem para todo o país, no âmbito da reforma do panorama audiovisual

Governo Tsipras limita a quantidade de canais privados
Notícias ao Minuto Brasil

13:18 - 10/02/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Grécia

O dirigente do Syriza, o partido de esquerda que domina o Governo de coligação, anunciou em conselho de ministros que na quinta-feira vai ser apresentado no parlamento um quadro legal nesta área, que prevê "quatro licenças nacionais". "Isso vai criar cadeias realmente independentes e financeiramente viáveis", afirmou.

A profunda alteração da paisagem audiovisual inclui-se entre as promessas do Governo de esquerda. Atualmente, mais de uma dezena de cadeias privadas operam na Grécia numa situação de ilegalidade e opacidade financeira, fomentada pelas nebulosas ligações entre os meios políticos e os "barões" mediáticos.

Desde o final do monopólio público em 1989 que as cadeias privadas, na larga maioria detidas por grandes grupos petrolíferos e da construção civil, apenas funcionam com licenças provisórias. Para as novas licenças está no entanto prevista a possibilidade de ofertas internacionais.

Tsipras tentou associar a oposição socialista (Pasok) e da direita (ND) a esta reforma, ao alegar a necessidade de romper com o cordão político-mediático.

No entanto, as duas formações que governaram a Grécia desde o regresso da democracia em 1974 e até janeiro de 2015 recusaram a sugestão e acusaram o primeiro-ministro de pretender colocar o setor "sob controlo governamental".

Campo obrigatório