Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Identificados 13 casos da variante Ômicron em Portugal

Casos da nova variante são de jogadores do clube de futebol Belenenses SAD.

Identificados 13 casos da variante Ômicron em Portugal
Notícias ao Minuto Brasil

06:24 - 29/11/21 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Covid-19

Foram identificados neste domingo 13 casos da variante Ômicron em Portugal. De acordo com um comunicado do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) enviados à redação, estes 13 casos estão relacionados com as infecções de jogadores do clube de futebol Belenenses SAD. 

O  INSA "analisou ainda amostras provenientes  de  218 passageiros  de um voo  com origem em Maputo que aterrizou, dia 27 de novembro, no aeroporto de Lisboa", no entanto, no que diz respeito aos casos da variante já identificados "os ensaios preliminares sugerem, fortemente, que todos os 13 casos  associados aos  jogadores  da Belenenses  SAD  estejam  relacionados com  a variante de preocupação Ómicron". 

De acordo com o Instituto Ricardo Jorge, as Autoridades  de  Saúde determinaram  o isolamento profilático dos contatos dos casos de infecção associados a este surto, "independentemente  do  estado  vacinal  e  do  nível de  exposição". 

Estes contatos vão permanecer isolados e voltarão a realizar teste "o mais precocemente possível, ao 5.º e ao 10.º dia".

No que diz respeito ao voo oriundo de Maputo, apenas se detectaram dois positivos, um deles associado à variante Delta e o outro sem que se tenha conseguido uma correta identificação.  

"O  INSA  iniciou,  desde  já,  o sequenciamento  do  genoma  para confirmação final  destes  casos,  no  entanto,  o  valor preliminar  dos  ensaios  já realizados é muito elevado", conclui o comunicado. 

Campo obrigatório