Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

O rastro de destruição deixado pelo vulcão Semeru na Indonésia

Número de vítimas mortais aumentou para 14.

Vulcão - xx

Notícias ao Minuto Brasil

06:06 - 06/12/21 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Indonésia

O número de mortos da erupção do vulcão Semeru, na Indonésia, aumentou para 14, de acordo com a Reuters, citando a a agência de gestão de catástrofes, numa altura em que os socorristas continuam trabalhando na área. Nove das 14 vítimas mortais já foram identificadas. Cerca de 1.300 pessoas foram retiradas das suas casas e nove continuam desaparecidas. 

Equipes de resgate na vila de Curah Kobokan, também em Lumajang, encontraram o corpo de uma mãe, segurando o seu bebê morto, informou a agência de notícias estatal Antara.

À Reuters, uma residente local, de 31 anos, contou que a erupção foi muito repentina e que, inicialmente, pareceu uma bomba. "De repente, ficou tudo escuro, como se fosse destruir a Terra", descreveu. Hosniya e a família conseguiram fugir, levando apenas a roupa que tinham no corpo e os documentos.

As imagens mostraram uma vasta nuvem de fumaça cinza emergindo da cratera do vulcão depois das 15h00 locais de sábado, desencadeando o pânico entre os residentes das aldeias próximas que fugiram, enquanto a área mergulhava na escuridão durante a tarde.

A aldeia de Lumajang estava coberta por uma espessa camada de lava e cinza fria, segundo os repórteres da AFP, e os residentes de uma dúzia de aldeias tiveram de ir para abrigos e mesquitas para passar a noite.

Pelo menos 57 pessoas foram feridas na erupção, 41 das quais sofreram queimaduras, disse a agência de gestão de catástrofes num comunicado.

O Monte Semeru, o pico mais alto de Java, situa-se a 3.676 metros. Imagens da agência meteorológica e geofísica da Indonésia mostraram cinzas caindo no Oceano Índico.

A última grande erupção da Semeru foi em dezembro de 2020. Também provocou a fuga de milhares de pessoas e cobriu aldeias inteiras.

A Indonésia situa-se no "Anel de Fogo" do Pacífico, onde o encontro de placas continentais causa uma elevada atividade sísmica. O arquipélago do sudeste asiático tem quase 130 vulcões ativos dentro das suas fronteiras.

No final de 2018, a erupção de um vulcão entre as ilhas de Java e Sumatra provocou um deslizamento de terra subaquática e um tsunami, matando cerca de 400 pessoas.

Veja, na galeria acima, as imagens. 

Campo obrigatório