Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tornado que causou quase 100 mortos arrasou Mayfield; veja as imagens

As imagens da destruição causada pela passagem dos tornados, que atingiram os EUA , são reveladoras da força dos ventos que atingiram o território na última sexta-feira e sábado.

Notícias ao Minuto Brasil

07:37 - 13/12/21 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo EUA

Pelo menos 80 pessoas morreram apenas no Estado americano do Kentucky, após os tornados que devastaram o centro e o sul dos Estados Unidos na sexta-feira, mas o número de vítimas mortais deve subir ainda mais.

"Este número vai ultrapassar os 100", disse o governador do Kentucky, em declarações à  CNN, 

O responsável considerou a série de tornados como "a mais mortal" da história do Kentucky.

À CNN, Kyanna Parsons-Perez relatou os momentos vividos quando os fortes ventos derrubaram o edifício onde estava. Kyanna foi um dos muitos trabalhadores que ficaram presos nos escombros de uma fábrica de velas em Mayfield, uma cidade completamente arrasada pelo tornado na noite de sexta-feira (como pode ver no vídeo da galeria acima).

"Aconteceu tão rápido", disse Parsons-Perez, descrevendo o terror causado, enquanto ela e os restantes trabalhadores se encontravam num local do edifício que funcionava como abrigo contra tempestades.  "Balançamos para frente e para trás e caiu tudo sobre nós", contou, descrevendo que o prédio desabou como se fosse um castelo de cartas.  Parsons-Perez ficou presa nos escombros pelas pernas e foi mais tarde socorrida. 

As equipes de socorro norte-americanas continuaram no domingo de manhã tentando encontrar sobreviventes.

As tempestades deixaram um rastro de destruição em seis estados, Arkansas, Illinois, Kentucky, Missouri, Mississípi e Tennessee, com registros de cerca de 30 tornados.

Numa comunicação ao país, o Presidente Joe Biden disse tratar-se de "uma das piores séries de tornados" da história do país e de "uma tragédia inimaginável".

As agências federais de resposta a catástrofes começaram a deslocar-se para as zonas mais afetadas, disse Biden, prometendo que "o Governo federal fará tudo o que estiver ao seu alcance para ajudar".

O Kentucky, na parte centro-leste do país, foi particularmente atingido por este fenômeno climático violento, que afeta sobretudo as vastas planícies americanas, com colunas escuras varrendo o solo, iluminadas por relâmpagos intermitentes.

Campo obrigatório