Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

G20: 11 países a favor de ação militar na Síria

Segundo a BBC Brasil, foi revelada nesta sexta-feira uma declaração, paralela às reuniões do G20 na Rússia, onde metade dos países integrantes da cúpula apoiam uma intervenção militar na Síria; Brasil não avança sem aval da ONU.

G20: 11 países a favor de ação militar na Síria
Notícias ao Minuto Brasil

15:45 - 06/09/13 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Divisão

Austrália, Canadá, Espanha, França, Itália, Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Turquia, Reino Unido e EUA são os países que apoiariam uma possível ação militar americana contra Damasco justificando que “provas apontam claramente a responsabilidade do governo sírio pelo ataque” com armas químicas.

Segundo o citado pela BBC, o documento refere o seguinte: “Os signatários (do comunicado) têm apoiado uma resolução na ONU, ante as responsabilidades do Conselho de Segurança em liderar a resposta internacional (à crise síria), mas reconhecem que o Conselho está paralisado há dois anos e meio. (…) Apoiamos os esforços liderados pelos EUA e por outros países para reforçar a proibição ao uso de armas químicas.”

Os restantes países, Brasil incluído, estão reticentes em avançar sem o aval da ONU, reafirmando (como no caso da Rússia) que não há provas suficientes para afirmar com certeza o uso de armas químicas pelo governo sírio.

Campo obrigatório