Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Biden xinga repórter da Fox News de filho da puta sem notar microfone aberto

A transcrição oficial da entrevista disponibilizada pela Casa Branca incluiu as declarações, sem filtro

Biden xinga repórter da Fox News de filho da puta sem notar microfone aberto
Notícias ao Minuto Brasil

18:36 - 25/01/22 por Folhapress

Mundo EUA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, xingou um repórter da Fox News em um evento nesta segunda-feira (24). O microfone no púlpito do democrata estava funcionando, aparentemente sem ele se dar conta, e o momento foi captado pelas câmeras de TV.

No momento em que os profissionais de imprensa deixavam o salão Leste antes de uma reunião de um conselho de governo, Biden disse que falaria com eles mais tarde. Peter Doocy, dedicado à cobertura da Casa Branca na emissora de viés conservador, foi um dos que continuaram a fazer perguntas.

"O senhor pode responder a perguntas sobre inflação, então? O senhor acha que a inflação é um risco para as midterms [eleições legislativas de meio de mandato, a serem realizadas em novembro]?", questionou.

Biden então olha para o lado e diz, de forma sarcástica, com um leve sorriso: "Seria um grande ativo. Mais inflação". Depois, completa: "Que filho da puta estúpido". Não fica claro com quem ele estava falando.

A transcrição oficial da entrevista disponibilizada pela Casa Branca incluiu as declarações, sem filtro.

A inflação tem sido uma das maiores dores de cabeça para Biden, que na semana passada completou seu primeiro ano no cargo. O índice disparou em dezembro e fechou 2021 em 7% ao ano, percentual que não era visto desde os anos 1980 nos EUA -país em que os eleitores costumam ser impiedosos com mandatários acossados por esse obstáculo na economia.

O momento é ainda especialmente delicado para Biden porque uma piora nos números da pandemia -ligada à disseminação da variante ômicron e às taxas empacadas de vacinação- também se fez refletir na economia. Em meio a cenas de hospitais cheios e prateleiras de mercado vazias, sua aprovação estagnou em torno de 43% -ao tomar posse, era de 55%.

Analistas avaliam que as dificuldades podem prejudicar o desempenho de candidatos democratas na eleição de novembro, ameaçando a hoje frágil maioria pró-Biden nas duas Casas do Congresso.

Procurados pela agência de notícias Reuters para comentar a cena, nem a Casa Branca nem a Fox News se manifestaram inicialmente. Doocy depois afirmou na emissora que o presidente o telefonou cerca de uma hora após a divulgação do vídeo e disse: "Não é nada pessoal, parceiro".

O momento de destempero chama especialmente a atenção porque Biden assumiu a Presidência com promessas de interromper um ciclo de falta de civilidade na administração federal. "Se você for trabalhar comigo e eu ouvir você tratando um colega com desrespeito ou xingando alguém, prometo que vou demiti-lo na hora. Sem 'se' ou 'mas'. Todo mundo deve ser tratado com decência e dignidade", disse a auxiliares em uma cerimônia virtual, como lembrou a Reuters.

O antecessor do democrata, Donald Trump, ficou célebre por atacar repórteres em entrevistas coletivas e eventos com apoiadores -para ele, o jornalismo profissional crítico era "inimigo do povo". O republicano chamou um âncora da CNN de "pessoa terrível e rude", outro da ABC de "desgraça" e, em um comício, ridicularizou a deficiência física de um jornalista.

Esta não foi a primeira vez, porém, que Biden perdeu a paciência com um jornalista. Em junho de 2021, ele parou para pedir perdão à repórter da CNN Kaitlan Collins na frente de outros profissionais de imprensa. "Eu não deveria ter bancado o 'sabe-tudo' na última resposta que dei", afirmou. "Devo desculpas [a você]."

Ele não deixou, por outro lado, de provocar: "Parece-me que para ser um bom repórter você tem que ser negativo, tem que ter uma visão negativa da vida". Horas antes, ela havia questionado por que o presidente confiava em uma mudança de postura de Vladimir Putin após uma reunião entre os dois.

"Não estou confiante que ele vai mudar. Onde diabos... O que você faz toda hora? Quando eu disse que estava confiante?", respondeu Biden. Ao retrucar, argumentando com ações do presidente russo que foram alvo de críticas, Collins ouviu: "Se você não entende isso, está no trabalho errado".

Depois do pedido de desculpas, a repórter disse que ele era desnecessário, mas que agradecia o gesto.

Doocy é um repórter experiente na cobertura da Casa Branca e em geral é chamado pelo presidente para fazer perguntas, na maioria das vezes incômodas para a administração do democrata. O jornal The New York Times destacou que certa troca de farpas entre os dois se tornou uma espécie de tradição em entrevistas nas quais o jornalista está presente.

Recentemente, outra participação do jornalista em uma entrevista se destacou, desta vez com a secretária de Imprensa de Biden, Jen Psaki. Ao responder a uma série de perguntas sobre a capacidade de realizar testes de detecção da Covid dos EUA e as vacinas contra a doença, a porta-voz de Biden foi bastante didática ao dar uma espécie de aula sobre a importância da imunização.

"Eu entendo que a ciência diz que as vacinas previnem contra a morte [por coronavírus]. Mas eu tomei três doses e ainda assim peguei Covid. Você [Psaki] tomou três doses e ainda assim pegou Covid. Por que o presidente ainda está se referindo a isso como uma 'pandemia dos não vacinados'?", questionou Doocy, em referência à linguagem que vem sendo usada por Biden ao discorrer sobre a crise sanitária.

Psaki respondeu: "Recebi três doses da vacina. Tive sintomas mais leves. Você tem 17 vezes mais risco de ser hospitalizado se não for vacinado, e 20 vezes mais risco de morrer", com base em dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. "Essas são estatísticas significativas e sérias", continuou. "O impacto para as pessoas não vacinadas é muito mais terrível do que para as vacinadas."

O repórter, então, insistiu. "O presidente vai atualizar sua linguagem em algum momento para refletir o fato de que pessoas com três doses da vacina estão pegando e espalhando Covid?" Em resposta, Psaki reforçou o argumento de que há uma diferença significativa entre estar vacinado e manifestar sintomas leves e não estar vacinado e ser hospitalizado ou morrer em decorrência da doença.

Na semana passada, Biden já havia se irritado com uma profissional da Fox News, Jacqui Heinrich, que perguntou por que o presidente estava "esperando que Putin desse o primeiro passo", ao falar sobre a tensão entre a Rússia e a Ucrânia. "Que pergunta idiota", o presidente cochichou.

Campo obrigatório