Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Jornalista britânico é raptado pelos talibãs no Afeganistão

Ex-jornalista da BBC encontra-se entre o total de nove pessoas de países do Ocidente raptadas pelos talibãs.

Jornalista britânico é raptado pelos talibãs no Afeganistão
Notícias ao Minuto Brasil

14:10 - 11/02/22 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Afeganistão

Nove pessoas de países do Ocidente, incluindo o ex-jornalista da BBC Andrew North, foram raptadas pelos talibãs em Cabul, capital do Afeganistão. A notícia foi dada pelo ex-vice-presidente do país, Amrullah Saleh, na rede social Twitter.

"Devido à falta dos meios de comunicação, nenhuma reportagem de cidadãos e uma atmosfera sufocante, a corrupção, o crime e as atrocidades não estão sendo expostos. Por exemplo, nove cidadãos de países ocidentais foram raptados, entre os quais Andrew North da BBC e Peter Juvenal, proprietário do restaurante Gandomak. Os talibãs são mentirosos", escreveu. 

Segundo a imprensa britânica, Andrew North estaria  colaborando com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Em comunicado, a agência de refugiados da ONU confirmou que “dois jornalistas do ACNUR e cidadãos afegãos que trabalham com eles foram detidos em Cabul”.

“Estamos fazendo o nosso melhor para resolver a situação, em coordenação com outras entidades. Não faremos mais comentários devido à natureza da situação”, diz o comunicado. 

A agência de notícias afegã Afintl revelou que uma fonte do serviço mundial da BBC confirmou o sequestro do jornalista Andrew North e, numa resposta à publicação de Amrullah Saleh, o editor-executivo da BBC News, Paul Danahar, afirmou que o jornalista “está trabalhando para a ONU em Cabul”.

“Ele é um ex-colega e um jornalista respeitado. Todas as perguntas sobre a sua situação, que obviamente preocupam os seus amigos e colegas, devem ser encaminhadas à ONU”, acrescentou.

Campo obrigatório