Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rússia bloqueia Google News e diz que ferramenta distribui conteúdo falso sobre a guerra

O órgão alegou que a ferramenta permite o acesso a conteúdos falsos sobre a guerra na Ucrânia.

Rússia bloqueia Google News e diz que ferramenta distribui conteúdo falso sobre a guerra
Notícias ao Minuto Brasil

05:20 - 25/03/22 por Folhapress

Tech RÚSSIA-TECNOLOGIA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A agência reguladora de comunicações da Rússia bloqueou o Google News, agregador de notícias da empresa americana. O órgão alegou que a ferramenta permite o acesso a conteúdos falsos sobre a guerra na Ucrânia.

Para o Kremlin, nesse contexto, fake news são, por exemplo, textos que chamem a guerra por seu nome -Moscou autoriza apenas a expressão "operação militar especial"- ou que falem em mortes de civis provocadas pelas tropas russas.

"Confirmamos que algumas pessoas estão tendo dificuldades para acessar o aplicativo e o site do Google News na Rússia e que isso não se deve a nenhum problema técnico do nosso lado", disse o Google em comunicado na quarta (23).

Segundo a agência de notícias russa Interfax, o órgão regulador agiu a pedido do procurador-geral da Rússia, ligado ao Kremlin. "O recurso de notícias online americano em questão forneceu acesso a inúmeras publicações e materiais contendo informações inautênticas e publicamente importantes sobre o curso da operação militar especial no território da Ucrânia."

A medida veio horas depois de o Google anunciar que não permitirá que seus usuários monetizem conteúdos que "explorem, refutem ou tolerem" a guerra.
\Desde o início do conflito, vários meios de comunicação já foram banidos da Rússia e redes sociais, bloqueadas.

Campo obrigatório