Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Onze corpos encontrados em garagem na Ucrânia

O ex-ministro do Interior ucraniano, Arsen Avakov, disse na quarta-feira à noite que onze corpos, alegadamente mortos por tropas russas, foram encontrados numa garagem em Gostomel, nos arredores de Kiev, capital da Ucrânia.

Onze corpos encontrados em garagem na Ucrânia
Notícias ao Minuto Brasil

06:25 - 07/04/22 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Ucrânia

"Em Gostomel, perto de Bucha, numa das garagens da rua Svyatopokrovskaya, a polícia encontrou onze civis mortos. Os moradores dizem que os atiradores dispararam sobre as pessoas e depois colocaram os mortos na garagem", disse Avakov num comunicado, citado pelo jornal ucraniano 'Ukrayinska Pravda'.

O controle de Gostomel, a noroeste de Kiev, com um aérodromo nas proximidades, foi alvo de fortes combates desde o início da guerra. As tropas ucranianas recuperaram esta semana o controle de Gostomel e das cidades vizinhas de Bucha e Irpin, após a retirada russa.

O chefe da administração militar de Gostomel, Taras Dumenko, disse na terça-feira que mais de 400 pessoas estão dadas como desaparecidas na cidade, depois de 35 dias de ocupação por parte de tropas russas.

Foram encontrados em Bucha, a noroeste de Kiev, centenas de civis mortos nas ruas e em valas comuns, após a retirada dos militares russos.

Na noite de quarta-feira, a Administração Estatal de Kiev avançou que os alarmes antiaéreos foram ouvidos novamente na cidade.

"Atenção! Um alerta aéreo foi declarado em Kiev!", disse a administração num comunicado divulgado na plataforma Telegram e citado pela agência Ukrinform.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.563 civis, incluindo 130 crianças, e feriu 2.213, entre os quais 188 menores, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra já causou um número indeterminado de baixas militares e a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, das quais 4,2 milhões para os países vizinhos.

Esta é a pior crise de refugiados na Europa desde a II Guerra Mundial (1939-1945) e as Nações Unidas calculam que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções econômicas e políticas a Moscou

Campo obrigatório