Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Quase cem civis são resgatados de siderúrgica em Mariupol, diz Zelenski

Quase cem civis são resgatados de siderúrgica em Mariupol, diz Zelenski

Quase cem civis são resgatados de siderúrgica em Mariupol, diz Zelenski
Notícias ao Minuto Brasil

16:30 - 01/05/22 por Folhapress

Mundo UCRÂNIA-RESGATE

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um comboio de quase cem civis foi retirado neste domingo (1º) dos bunkers da siderúrgica Azovstal, em Mariupol, depois que a ONU e a Cruz Vermelha lideraram um acordo para aliviar a situação do cerco mais destrutivo da guerra da Ucrânia. Crianças estavam entre os resgatados.


Sob ataque russo há quase dois meses, a cidade portuária se transformou em uma espécie de terreno baldio, com número desconhecido de mortos e milhares de pessoas tentando sobreviver sem água, comida e saneamento.


"Começou a retirada de civis de Azovstal. O primeiro grupo de quase cem civis já está a caminho de uma área controlada. Amanhã nos reuniremos com eles", escreveu o presidente da Ucrânia, Volodomir Zelenski, em sua conta no Twitter.


A cidade está sob controle russo, mas alguns combatentes e civis se abrigaram no subsolo nas obras da siderúrgica da era soviética, fundada sob Josef Stálin e projetada como um labirinto de bunkers e túneis para resistir a ataques.


"A ONU confirma que uma operação de passagem segura está em andamento na siderúrgica Azovstal", disse o porta-voz Saviano Abreu. "Neste momento, e como as operações estão em andamento, não compartilharemos mais detalhes, pois isso pode comprometer a segurança dos civis e do comboio."

Campo obrigatório