Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

OMS reúne evidências para possível investigação sobre crimes de guerra na Ucrânia

O diretor de emergências da organização, Mike Ryan, afirmou que já foram documentados pelo menos 200 ataques a hospitais e clínicas de saúde.

OMS reúne evidências para possível investigação sobre crimes de guerra na Ucrânia
Notícias ao Minuto Brasil

16:08 - 08/05/22 por Folhapress

Mundo RÚSSIA-UCRÂNIA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A OMS (Organização Mundial da Saúde), durante conferência em Kiev, disse que está reunindo evidências para uma possível investigação sobre crimes de guerra que teriam sido cometidos pela Rússia. O diretor de emergências da organização, Mike Ryan, afirmou que já foram documentados pelo menos 200 ataques a hospitais e clínicas de saúde.


"Ataques intencionais a instalações de saúde são uma violação do direito internacional humanitário e, como tal -com base na investigação e atribuição do ataque- representam crimes de guerra em qualquer situação", disse Ryan.


A Rússia negou anteriormente acusações feitas pela Ucrânia e por nações ocidentais de possíveis crimes de guerra e também negou o ataque a civis.


Na véspera -sexta (6)-, o Conselho de Segurança das Nações Unidas, do qual a Rússia é membro permanente e, portanto, tem poder de veto, aprovou de forma unânime uma declaração de apoio a uma saída pacífica para o conflito. O enxuto texto, porém, não usa os termos "guerra", "conflito" ou "invasão", limitando-se a dizer que o colegiado está preocupado com o desenrolar da situação no Leste Europeu.

Campo obrigatório