Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Moscou acelera russificação de área ocupada na Ucrânia

O processo de adesão à nacionalidade russa aos moradores das regiões ucranianas de Kherson e Zaporíjia foi assinado por Putin

Moscou acelera russificação de área ocupada na Ucrânia
Notícias ao Minuto Brasil

19:36 - 25/05/22 por Folhapress

Mundo Guerra

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente Vladimir Putin assinou nesta quarta-feira (25) decreto para simplificar o processo de adesão à nacionalidade russa aos moradores das regiões ucranianas de Kherson e Zaporíjia, ocupadas pela Rússia na guerra contra o vizinho.

As duas áreas estabelecem a ponte terrestre entre o Donbass (leste russófono), sob forte ataque russo, e a Crimeia, anexada em 2014 sem um tiro por Moscou.

O esquema já foi aplicado em 2019 ao Donbass, onde havia antes da guerra cerca de 800 mil pessoas com passaportes russos nas áreas dominadas por separatistas pró-Kremlin há oito anos.

Em Kherson, há preparativos para a declaração de autonomia da região, que poderá ser incorporada à Rússia, mas também existem movimentos populares de resistência, em especial na capital homônima da província. A Ucrânia exige a devolução de todas as terras para negociar a paz.

Campo obrigatório