Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cerca de 15 mil milionários preparam "êxodo" da Rússia, diz Reino Unido

De acordo com os serviços secretos britânicos, a Duma está preparando um diploma que pune com até 20 anos de prisão os cidadãos russos que lutem contra a Rússia.

Cerca de 15 mil milionários preparam "êxodo" da Rússia, diz Reino Unido
Notícias ao Minuto Brasil

13:00 - 17/06/22 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Rússia/Ucrânia

Os serviços secretos do Reino Unido informaram, nesta sexta-feira, que cerca de 15 mil milionários estavam tentando sair da Rússia, de acordo com os dados relativos aos pedidos de vistos.

De acordo com o relatório diário do ministério da Defesa britânica, estes residentes estariam tentando sair devido à sua imposição à guerra ou como forma de evitar o impacto causado pelas sanções econômicas impostas, maioritariamente, pela União Europeia, Estados Unidos e Reino Unido.

"O ceticismo em relação à guerra é, muito provavelmente, forte nas elites russas e oligarcas", escrevem os responsáveis, acrescentando que, se "este êxodo continuar, os danos a longo prazo na economia da Rússia vão piorar".

Segundo o executivo do Reino Unido, também as demonstrações anti-guerra têm vindo a aumentar entre os cidadãos, apesar de as sondagens feitas pelo Kremlin demonstrarem o contrário.

"Alguns oficiais de altas patentes foram afastados depois de criticarem a guerra", lê-se no documento.

Para além das demonstrações de oposição à guerra serem agora punidas com pena de prisão de até 15 anos, fontes dos serviços secretos indicam que está a ser preparado pela Duma um diploma no qual esteja prevista uma pena de prisão de até 20 anos para cidadãos russos que lutem contra do lado ucraniano.

Campo obrigatório