Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

ONG conclui que jornalista da Ucrânia foi executado por soldados da Rússia

O corpo de Maks Levin foi encontrado no início de abril após três semanas desaparecido

ONG conclui que jornalista da Ucrânia foi executado por soldados da Rússia
Notícias ao Minuto Brasil

21:30 - 23/06/22 por Folhapress

Mundo Guerra

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Investigação conduzida pela ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) na Ucrânia apontou, em relatório publicado nesta quinta-feira (23), que o fotógrafo e documentarista Maks Levin, morto em março, foi executado por soldados da Rússia.

O corpo de Levin, que é ucraniano, foi encontrado no início de abril após três semanas desaparecido. Colaborador da agência de notícias Reuters, ele tinha quatro filhos.

A RSF, que enviou dois membros da equipe para uma missão de uma semana à vila de Moschun, nos arredores da capital Kiev, diz ter obtido evidências de que ele e Oleksi Tchernichov, soldado que o acompanhava, foram mortos à queima-roupa e torturados.

Levin teria perdido seu drone em uma floresta da região quando tentava obter imagens da invasão militar russa. Quanto tentou resgatá-lo, foi capturado pela tropas de Moscou.

Outras evidências, como a posição do corpo de Tchernichov, inidicam que ele pode ter sido queimado vivo, diz a RSF no material de 16 páginas.

O fotojornalista teria sido morto com um ou dois tiros disparados de perto quando ele já estava caído no chão. A RSF contabiliza ao menos oito mortes de profissionais da imprensa por motivos relacionados à profissão desde o início deste ano.

Campo obrigatório