Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

EUA sugerem aplicar ação em larga escala contra Aedes

Fêmeas do mosquito infectadas com Wolbachia sempre geram filhotes com a bactéria - quando acasalam com machos sem a bactéria ou com a bactéria.

EUA sugerem aplicar ação em larga escala contra Aedes
Notícias ao Minuto Brasil

09:28 - 05/03/16 por Estadao Conteudo

Mundo Mosquito

"Temos de usar todos os métodos disponíveis contra o Aedes. A Wolbachia, por exemplo, precisa ser aplicada em grande escala", disse o diretor da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, Lyle Peterson, anteontem.

Fêmeas do mosquito infectadas com Wolbachia sempre geram filhotes com a bactéria - quando acasalam com machos sem a bactéria ou com a bactéria. Quando as fêmeas sem Wolbachia acasalam com machos com a bactéria, os óvulos fertilizados morrem. Com isso, depois de sucessivas gerações, o número de mosquitos machos e fêmeas infectados tende a aumentar até que a população inteira de mosquitos carregue a bactéria.

Morte

Na Austrália, onde a experiência teve início em 2009, 95% dos mosquitos Aedes nas áreas de testes estão infectados com Wolbachia. A Fiocruz começou a fazer experimentos cinco anos depois. Com informações do Estadão Conteúdo.

Campo obrigatório