Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mais de 100 alunos bebem água contaminada no México; suspeita é de cocaína

O incidente ocorreu no município de Bochil, localizado no estado de Chiapas, onde os alunos da escola Juana de Asbaje apresentaram sintomas de intoxicação.

Mais de 100 alunos bebem água contaminada no México; suspeita é de cocaína
Notícias ao Minuto Brasil

12:30 - 11/10/22 por Folhapress

Mundo MÉXICO-ESTUDANTES

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) - Mais de 100 estudantes de uma escola no México foram envenenados na última sexta-feira (7) por beber água contaminada com drogas. O incidente ocorreu no município de Bochil, localizado no estado de Chiapas, onde os alunos da escola Juana de Asbaje apresentaram sintomas de intoxicação.

De acordo com o jornal Clarín, da Argentina, jovens entre 13 e 15 anos, em média, começaram a desmaiar ou ter convulsões logo após ingerirem água no colégio. Segundo o El País, os alunos também sentiam dores no estômago e há suspeita de que se tratava de cocaína.

Conforme informações divulgadas pelo Instituto Mexicano de Segurança Social (IMSS) até a tarde de sábado (8), 57 estudantes foram atendidos no hospital rural de Bochil - 55 deles já receberam alta e um permanece estável e em observação.

Em um vídeo compartilhado pela agência mexicana de notícias RI Oaxaca, nas redes sociais, é possível observar o momento que as crianças chegam à unidade de saúde.

A Polícia Preventiva municipal, estadual e a Guarda Nacional, apoiadas por elementos de proteção, precisaram ser acionadas e deslocaram-se até o local para garantir atendimento médico às vítimas. Investigações sobre as causas da intoxicação em massa também foram iniciadas.
A Procuradoria Geral do Estado informou em sua conta oficial no Twitter, que começou a realizar exames toxicológicos nos alunos da instituição e que todos deram "negativos para drogas".

O El País aponta, no entanto, que alguns familiares das vítimas os levaram para uma clínica particular e os exames, segundo eles, mostraram que suas filhas e filhos sofriam de intoxicação por cocaína.

Ainda segundo o Clarín, este é o terceiro caso de envenenamento em uma escola em menos de um mês no estado de Chiapas. Os dois anteriores ocorreram no município de Tapachula, em dois estabelecimentos de ensino. O primeiro dos casos foi registrado no final de setembro, quando 34 alunos estavam embriagados, enquanto o segundo caso teve origem na quinta-feira passada, quando foram notificados 10 estudantes com a mesma condição.

Campo obrigatório