Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Diocese na Califórnia apresenta falência após 330 processos de abusos

Organização de apoio às vítimas diz que a falência é uma jogada para fugir às responsabilidades e evitar o pagamento de indenizações.

Diocese na Califórnia apresenta falência após 330 processos de abusos
Notícias ao Minuto Brasil

05:57 - 09/05/23 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Abusos na Igreja

A diocese católica de Oakland, no estado da Califórnia, entrou com um pedido de falência na segunda-feira para estabilizar suas finanças enquanto enfrenta 330 acusações de abuso sexual por padres da instituição.

A maioria das acusações contra a Igreja Católica no estado ocorreu entre as décadas de 1960 e 1980, com muitos dos padres acusados já aposentados ou falecidos.

Em uma carta aos fiéis, citada pelo tabloide conservador New York Post, o bispo Michael Barber afirmou que a diocese considera que a falência é "a melhor forma de garantir um resultado justo e equitativo para os sobreviventes". "É importante que assumamos a responsabilidade pelos danos causados para que todos possamos seguir em frente e dar aos sobreviventes alguma paz. Infelizmente, para muitos, a dor causada por esses horríveis pecados nunca irá desaparecer, e é por isso que oferecemos apoio e continuaremos a rezar para que continuem a se recuperar", disse o líder religioso.

No entanto, apesar da garantia de que os processos judiciais não serão afetados, organizações de apoio aos sobreviventes acusam a diocese de usar a falência para evitar a justiça e as indenizações.

"Tudo nessa falência é suspeito. Tem tudo a ver com guardar dinheiro e segredos. De uma costa a outra dos EUA, o mesmo truque está sendo usado pelos bispos católicos. Minimizar e encobrir crimes sexuais infantis enquanto mantêm os abusadores na diocese", disse a Survivors Network of those Abused by Priests (SNAP, Rede de Sobreviventes dos Abusados por Padres), insultando a diocese de Oakland como "moralmente falida". Segundo o New York Post, as escolas católicas operadas pela diocese não serão afetadas, pois são instituições legalmente separadas, e todos os serviços e bens contratados pela igreja serão pagos.

A instituição admite ainda que a falência surge em um momento em que o número de fiéis nas missas em Oakland caiu 42% em 2021, com uma congregação cada vez mais velha e incapaz de atrair jovens. Barber apontou que, nessas condições, a igreja "não consegue suportar" os custos dos processos apresentados pelas vítimas.

Leia Também: Homem instala câmera oculta em WC de cruzeiro e filma 150 pessoas

Campo obrigatório