Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Youtuber pode ser preso por fingir queda de avião para ganhar fama

Trevor Jacob causou a queda de um avião, com o objetivo de aumentar o número de visualizações no seu canal do Youtube.

Youtuber pode ser preso por fingir queda de avião para ganhar fama
Notícias ao Minuto Brasil

05:15 - 12/05/23 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo EUA

O youtuber e snowboarder olímpico Trevor Jacob, de 29 anos, está enfrentando acusações graves nos Estados Unidos. Ele é acusado de ter provocado, de forma intencional, a queda de um avião para aumentar o número de visualizações em seu canal no YouTube. Agora, pode ser condenado a uma pena de 20 anos de prisão.

Segundo o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, Jacob concordou em declarar-se culpado. O caso aconteceu em dezembro de 2021, quando o youtuber publicou um vídeo chamado "I Crashed My Plane" ("Eu derrubei Meu Avião", em português). O vídeo, que tem quase três milhões de visualizações, mostra Jacob dirigindo a aeronave e saltando de paraquedas. Depois, a aeronave caiu nas montanhas da Floresta Nacional de Los Padres, na Califórnia.

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos abriu uma investigação sobre o caso e Jacob alegou que o avião perdeu potência e que ele não tinha conhecimento dos destroços. Porém, a história gerou dúvidas e os investigadores descobriram que Jacob não fez nada para evitar o acidente: ele não entrou em contato com o controle de tráfego aéreo, não tentou reiniciar o motor e não procurou um local seguro para aterrissar.

Houve ainda outros detalhes que levaram suspeitas, como o fato de o youtuber ter colocado câmeras em vários locais da aeronave, ter vestido um colete com paraquedas (algo que não fazia em outras viagens) e gravado o salto do avião com um 'selfie stick'.

Para a Administração Federal de Aviação, Jacob mostrou "falta de cuidado, julgamento e responsabilidade por optar saltar de uma aeronave apenas para gravar as imagens do acidente".

Leia Também: Vídeo viral nas redes sociais resulta em demissão de profissional de TI

Campo obrigatório