Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Obama critica plano de obrigar México a pagar construção de muro

As remessas dos imigrantes nos Estados Unidos são uma das maiores fontes de receitas do México, juntamente com o petróleo e o turismo

Obama critica plano de obrigar México a pagar construção de muro
Notícias ao Minuto Brasil

21:03 - 05/04/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Donald Trump

O Presidente norte-americano, Barack Obama, classificou nesta terça-feira (05) como "imaturo" o plano de Donald Trump de obrigar o México a pagar a construção de um muro fronteiriço, retendo o dinheiro enviado pelos seus nacionais para o país natal.

O multimilionário, que ocupa a dianteira na corrida à candidatura presidencial pelo Partido Republicano, prometeu construir um muro na fronteira entre EUA e México, para impedir a entrada de imigrantes ilegais, e obrigar o México a pagar a conta, estimada em cerca de oito mil milhões de dólares. Esta ideia tem estado na base da sua polêmica campanha para chegar à Casa Branca.

Em um comunicado enviado por Trump ao diário The Washington Post, o pré-candidato republicano sustentava que obrigaria o México a ceder, ameaçando cortar as remessas de milhares de milhões de dólares enviados para o país pelos imigrantes mexicanos. "Este é só mais um exemplo de uma coisa que não é bem ponderada e é logo anunciada para consumo político: a ideia de que vamos seguir o rastro de cada envio de dinheiro via Western Union para o México. Boa sorte com isso", disse Obama em coletiva de imprensa, respondendo a uma pergunta.

As remessas dos imigrantes nos Estados Unidos são uma das maiores fontes de receitas do México, juntamente com o petróleo e o turismo.

Em 2014, mais de 24 mil milhões de dólares foram enviados para o México do exterior, incluindo pagamentos de imigrantes não apenas nos Estados Unidos, mas em outros países como o Reino Unido e o Canadá, de acordo com o Banco Mundial.

Campo obrigatório