Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Novo chefe da ONU tem que ser "comprometido com os direitos humanos"

A ONU, em uma tentativa de aumentar a transparência, decidiu que pela primeira vez poderiam ser apresentadas candidaturas públicas

Novo chefe da ONU tem que ser "comprometido com os direitos humanos"
Notícias ao Minuto Brasil

20:03 - 11/04/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo ONG

O próximo secretário-geral da ONU deve ser uma pessoa comprometida com os direitos humanos e que tome medidas para acabar com a crise dos refugiados, defenderam nesta segunda-feira (11) várias ONGs.

A Anistia Internacional (AI), a Human Rights Watch (HRW) e outras quatro ONGs defenderam, em uma declaração conjunta, as características que deverá ter o novo chefe das Nações Unidas, que substituirá Ban Ki-moon, atual secretário-geral, no próximo ano. A declaração foi tornada pública hoje, na véspera do início das audiências dos oito primeiros candidatos com os membros da Assembleia Geral da ONU para apresentarem as suas propostas.

Para as ONGs, o sucessor deve promover um novo acordo global para os refugiados e migrantes, prevenir e acabar com as atrocidades em massa cometidos em conflitos, defender os direitos dos marginalizados, fazer os possíveis para acabar com a pena de morte no mundo, garantir a igualdade de gênero e combater a impunidade nos crimes mais graves.

"O mundo precisa de uma secretário-geral da ONU forte, que faça frente aos Estados que cometem violações dos direitos humanos", disse em comunicado o Secretário-geral da AI, Salil Shetty.

A ONU, em uma tentativa de aumentar a transparência, decidiu que pela primeira vez poderiam ser apresentadas candidaturas públicas para o cargo de secretário-geral e implementou um processo de entrevistas com os aspirantes.

Campo obrigatório