Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

ONU critica Coreia do Norte por teste com míssil

A Coreia do Norte testou no sábado (23), com "sucesso", um míssil lançado a partir de um submarino que teria capacidade para atacar Seul e Washington

ONU critica Coreia do Norte por teste com míssil
Notícias ao Minuto Brasil

20:37 - 24/04/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Nações Unidas

O Conselho de Segurança das Nações Unidas criticou hoje a Coreia do Norte por disparar o que as autoridades de Pyongyang afirmam ter sido um bem-sucedido míssil balístico lançado a partir de um submarino. "Os elementos do Conselho de Segurança condenam veementemente o disparo de um míssil balístico lançado de um submarino pela República Popular Democrática da Coreia (RPDC) em 23 de abril", lê-se num comunicado das Nações Unidas. O sucedido é classificado como "outra séria violação pela RPDC das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas".

"Os elementos do Conselho de Segurança reiteraram a sua grande preocupação...de que tais atividades de mísseis balísticos contribuem para o desenvolvimento de sistemas de armas nucleares da RPDC e aumentam a tensão na região".

O órgão pediu que Pyongyang "se abstenha de mais ações que violem as resoluções do Conselho de Segurança e cumpra plenamente as suas obrigações ao abrigo destas resoluções, incluindo suspender todas as atividades relacionadas ao seu programa de mísseis balísticos e, nesse contexto, restabelecer seus compromissos prévios a uma moratória sobre o lançamento de mísseis".

A Coreia do Norte testou no sábado (23), com "sucesso", um míssil lançado a partir de um submarino que teria capacidade para atacar Seul e Washington quando quisesse, disse o líder do país, citado pela imprensa oficial norte-coreana.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul revelou no sábado que a Coreia do Norte havia lançado, no mesmo dia, um míssil balístico de um submarino no mar do Japão mas que, aparentemente, o teste falhou, uma vez que o projétil só percorreu uma distância de 30 quilômetros.

Campo obrigatório