Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Polícia usa gás lacrimogêneo durante protesto em Paris

Cerca de 17 mil pessoas se manifestaram na capital francesa neste domingo (1º)

Polícia usa gás lacrimogêneo durante protesto 
em Paris
Notícias ao Minuto Brasil

19:36 - 01/05/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Dia do Trabalho

A polícia francesa lançou gás lacrimogêneo em manifestantes na concentração do 1º de maio, Dia do Trabalho, em Paris. Havia nuvens de gás sobre a Place de la Nation, onde jovens usavam máscaras de esqui e atiravam pedras e garrafas em policiais gritando palavras de ordem.

A polícia estima que cerca de 17 mil manifestantes protestaram pela capital francesa contra as reformas trabalhistas que serão votadas na próxima terça-feira (3). O protesto foi o segundo em uma semana a terminar em violência, protagonizada por pessoas conhecidas como casseurs (destruidores), que enfrentam as forças de segurança.

“Vamos responder com a maior das determinações a estes desordeiros. Os ataques e a violência contra as forças de segurança são inaceitáveis”, disse hoje o primeiro-ministro francês, Manuel Valls.

O governo espera que as reformas trabalhistas reduzam o desemprego de longa duração em cerca de 10%, mas os críticos dizem que as mudanças ameaçam direitos dos trabalhadores, tornando mais fácil demissões em tempos de dificuldades.

O Executivo já suavizou a lei, mas isso não foi suficiente para acalmar a indignação de estudantes e trabalhadores. “Retirem, retirem a lei do trabalho. Não é alterável, não é negociável”, gritaram os manifestantes. Com informações da Agência Brasil.

Campo obrigatório