Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Incêndio gigantesco no Canadá pode durar meses

O fogo, que começou no último domingo (1º) próximo à cidade de Fort McMurray, no nordeste do Estado de Alberta, se espalhou rapidamente

Incêndio gigantesco no Canadá pode durar meses
Notícias ao Minuto Brasil

15:19 - 08/05/16 por Folhapress

Mundo Catástrofe

Um incêndio florestal que atinge a região de areias betuminosas do Canadá deve aumentar rapidamente neste domingo (8), avançando para regiões distantes de áreas densamente povoadas, segundo os bombeiros.

"A menos que haja uma precipitação de 100 mm, esperamos lutar contra o fogo em áreas florestais durante os próximos meses, o que não é incomum dada a magnitude dos incêndios", admitiu Chad Morrison, diretor do serviço de incêndios de Alberta.

O fogo, que começou no último domingo (1º) próximo à cidade de Fort McMurray, no nordeste do Estado de Alberta, se espalhou rapidamente de modo que os 88 mil habitantes mal tiveram tempo de sair da cidade, que teve grande parte incinerada. O total de pessoas fora de casa passa de 100 mil.

O fogo estaria seguindo para o sudeste, longe de Fort McMurray, em direção à província vizinha de Saskatchewan, segundo o oficial de bombeiro florestal Travis Fairweather, mas não era esperado para chegar à fronteira neste domingo. Embora houvessem comunidades próximas ao incêndio, elas não estariam no caminho do fogo, disse ele.

Um comunicado do governo de Alberta emitido na noite de sábado informava que o fogo havia consumido 200.000 hectares (500.000 acres) - área correspondente à Cidade do México - e continuaria a crescer.

Mais de 500 bombeiros estariam em Fort McMurray e redondezas, juntamente com 15 helicópteros, 14 aviões cisternas e outros 88 itens do equipamento, informaram as autoridades.

Ventos de até 60 quilômetros por hora assopravam as chamas, porém não há previsão de chuva e temperaturas mais frias até o final do dia. "Ambas nos ajudariam muito", disse Fairweather.

Durante sexta-feira e sábado, a polícia escoltou milhares de desabrigados que haviam sido forçados a seguir para o norte de Fort McMurray, retornando para a cidade em chamas para que possam ir para o sul para as principais cidades de Alberta. Na manhã deste domingo, um porta-voz da Polícia Montada do Canadá informou que o processo havia sido concluído.

De acordo com os oficiais, mesmo que o fogo tenha sido levado para fora de Fort McMurray, ainda seria muito perigoso entrar na cidade.

Milhares de desalojados acampam em cidades próximas, com poucas chances de retornarem em breve, mesmo com suas casas intactas. O fornecimento de gás da cidade foi interrompido, a rede de energia está danificada e a água está imprópria para beber.

O incêndio deve se tornar o desastre natural mais caro da história do Canadá. Um analista estima perdas que poderiam exceder 9 bilhões de dólares canadenses (cerca de R$ 24 bilhões).

Fort McMurray é o centro da região de areias betuminosas do Canadá. Cerca de metade da produção de petróleo, ou um milhão de barris por dia, originada dessas areias foi interrompida desde de sexta-feira, de acordo com uma estimativa da Reuters. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório