Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Síria: peritos da ONU regressam na quarta-feira a Damasco

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia anunciou hoje (24) que os peritos da Organização das Nações Unidas (ONU) regressarão amanhã (25) à capital da Síria para continuar a investigação sobre o uso de armas químicas no país.

Síria: peritos da ONU regressam na quarta-feira a Damasco
Notícias ao Minuto Brasil

09:35 - 24/09/13 por Agência Brasil

Mundo Volta

Serguei Riabkov declarou, no Parlamento, que o governo russo ficou “satisfeito” com o fato de os apelos que fez para que os peritos da ONU regressassem à Síria para investigar outros episódios de uso de armas químicas tivessem resultado.

A ONU adiantou, há dois dias, que os peritos iam se deslocar até Damasco para negociar com as autoridades sírias os termos e as condições de uma missão para investigar o uso de armas químicas no país.

Enquanto alguns países ocidentais e outros da região responsabilizam o regime de Bashar Al Assad pelo uso de armas químicas, tanto o Governo de Damasco quanto a Rússia responsabilizam a oposição armada.

A Rússia entregou no dia 9 de julho na ONU os resultados de uma investigação que alega provar que a oposição síria usou agentes químicos num ataque lançado em março na província de Alepo.

“Os argumentos apresentados pelos Estados Unidos levantam grandes dúvidas, tanto de caráter técnico quanto do ponto de vista da lógica e da razão”, disse Riabkov numa sessão especial da Duma (Assembleia Federal da Rússia) sobre o conflito sírio.

O vice-ministro classificou igualmente de “precipitadas” as conclusões dos peritos da ONU depois da investigação realizada nos arredores de Damasco, alvo de bombardeamentos em 21 de agosto, e que apontavam para uma “alta probabilidade” de o ataque com armas químicas na zona ter sido realizado pelo regime de Assad.

Campo obrigatório