Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Autoridades acusam Talibã de ataque a ônibus que matou ao menos 9

Milícia está presente em diferentes distritos de Kunduz e frequentemente ataca as forças de segurança afegãs

Autoridades acusam Talibã de 
ataque a ônibus que matou ao menos 9
Notícias ao Minuto Brasil

16:05 - 31/05/16 por Folhapress

Mundo Conflito

Militantes talebans mataram ao menos nove pessoas e sequestraram 35 durante um ataque a pelo menos três ônibus na manhã desta terça-feira (31) na província de Kunduz (norte), segundo autoridades afegãs.

De acordo com o porta-voz do governo da região Mahmood Danish, os ônibus viajavam da capital, Cabul, para as províncias de Takhar e Badakhshan, a leste de Kunduz. O ataque ocorreu no distrito de Aliabad.

"Ainda não há informação sobre o destino dos que foram levados reféns pelo Taleban", disse Danish.

Os autores do ataque estariam usando uniformes do Exército afegão, segundo a autoridade máxima do distrito de Aliabad, Hayatullah Quareshi.Shir Aziz Kamawal, comandante da polícia local, chegou a afirmar que foram 17 os passageiros mortos no ataque dos insurgentes.

"Os talebans pararam os ônibus e obrigaram os passageiros a descer. Depois verificaram as identidades. Eles executaram 17 pessoas e liberaram alguns passageiros, mas ainda mantêm reféns", disse Kamawal.

Nenhum grupo assumiu imediatamente a responsabilidade pelo ataque, mas Danish e Quareshi afirmam que os autores eram membros do Taleban, que aumentou muito sua atividade naquela região e está por trás de vários sequestros em massa em todo o Afeganistão.

O Taleban está presente em diferentes distritos de Kunduz e frequentemente ataca as forças de segurança afegãs. Este seria o primeiro ataque do tipo desde que os talebans designaram um novo líder, na última semana.

Haibatullah Akhundzada foi designado por unanimidade o novo líder dos talebans no Afeganistão na última quarta (25), após a morte de Akhtar Mansour em um ataque de drone americano no dia 21.

Akhundzada é um estudioso com visões radicais, o que pode dificultar um processo de paz com Cabul. O novo líder dos talebans tem por volta de 50 anos, é natural do sul do Afeganistão e serviu como chefe de Justiça da milícia antes de ser indicado para trabalhar com Mansour. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório