Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba qual pergunta polícia britânica evita em casos de violência sexual

A ideia é retirar qualquer responsabilidade sobre vítima

Saiba qual pergunta polícia britânica evita em casos de violência sexual
Notícias ao Minuto Brasil

09:38 - 05/06/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Respeito

São muitas as perguntas feitas quando a polícia britânica recebe uma vítima de violência sexual, dentre elas, as básicas quem?, quando?, onde?, como?. Porém, a pergunta 'por quê?' fica sempre de fora.

Quem explica as razões é a coordenadora do centro de referência St Mary's, que faz treinamento de policiais e outros profissionais, Bernie Ryan. "Não olhamos para a vítima para pensar por que isso aconteceu com ela, para julgá-la, mas para pensar: Isso aconteceu e a pessoa que fez isso é que criou o problema, e não a vítima. Não importa como você se veste, se bebeu ou usou drogas ou seu estilo de vida", explica Bernie.

Segundo informações da BBC, a ideia defendida é tirar a responsabilidade da vítima e não questionar suas decisões, como ir à casa de alguém, ir a uma festa, usar determinada roupa e outros.

No Reino Unido, acontece um caso de violência sexual a cada 6 minutos, sem contar os casos sem denúncia. O St. Mary's, de Manchester, foi o primeiro dos 46 centros de referência em violência sexual britânico, que são uma espécia de hospital, delegacia e IML: as vítimas recebem atendimento médico, fazem exames

e prestam depoimentos. Além disso, recebem aconselhamento psicológico do momento que chegam até que as investigações sejam concluídas.

Campo obrigatório