Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Venezuelanos disputam comida com cães no lixo

A cada início da tarde, dezenas de pessoas rondam o depósito de lixo do feirão de Coche, no sul de Caracas, à espera da mercadoria vencida ou estragada

Venezuelanos disputam comida com cães no lixo
Notícias ao Minuto Brasil

05:56 - 09/06/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Caracas

Acrise econômica que, em 2015, gerou queda do PIB em 10% e inflação de 275%, iniciou uma cascata de problemas para o nosso vizinho, a Venezuela. A taxa de pobreza que já atinge 76% da população, segundo estudo das universidades Andrés Bello, Central e Simón Bolívar, tem feito com que as pessoas disputem comida com os animais, nos lixos de Caracas.

De acordo com a reportagem da Folha de S. Paulo, a cada início da tarde, dezenas de pessoas rondam o depósito de lixo do feirão de Coche, no sul de Caracas, à espera da mercadoria vencida ou estragada. Adultos e crianças disputam espaço com cachorros sarnentos, num retrato cada vez mais comum da crise.

Após horas no local, o desempregado Luis Losada, 40, exibe uma sacola de plástico com pedaços de mandioca e batata. "Com isso farei uma sopa, e teremos jantar lá em casa", diz Losada à Folha. Passavam das 14h, e ele não havia tomado café da manhã nem almoçado.

"Tudo desmoronou quando Chávez morreu (em 2013). (O atual presidente Nicolás) Maduro é um inútil", diz Losada, o desempregado. Membro do partido chavista, ele admite ter votado contra a sigla na eleição parlamentar de dezembro, vencido pela oposição.

Campo obrigatório