Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Austrália: primeiro-ministro quer referendo sobre união homossexual

"Na Austrália moderna, ninguém deve ter de justificar a sua sexualidade ou amor", disse o líder dos Trabalhistas, Bill Shorten

Austrália: primeiro-ministro quer
referendo sobre união homossexual
Notícias ao Minuto Brasil

05:02 - 20/06/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Sexualidade

O primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull,

garantiu nesta segunda-feira (20) que um referendo sobre a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo será realizado este ano se o seu Governo for reeleito.

O país vai ter eleições no dia 02 de julho e as últimas sondagens mostram um empate entre a coligação liderada pelos liberais, no poder, e os trabalhistas.

Turnbull, que já manifestou o seu apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, apoia a realização de um referendo ao invés de um voto parlamentar.

Por outro lado, os trabalhistas comprometeram-se a realizar um voto parlamentar sobre o assunto nos primeiros 100 dias de governo, se forem eleitos, alertando que levar a matéria a referendo pode expor uma homofobia subjacente, gerando campanhas negativas e motivadas por ódio.

"Na Austrália moderna, ninguém deve ter de justificar a sua sexualidade ou amor", disse o líder dos Trabalhistas, Bill Shorten.

"Ao invés de passar julgamento, de disponibilizar uma plataforma para a homofobia financiada pelos contribuintes, vamos oferecer a todos os australianos direitos iguais no que toca ao amor. Nada menos do que isso", sublinhou.

Campo obrigatório