Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sobe para 43 número de mortos em atentado de Istambul

O governo também anunciou nesta quinta que os três autores do ataque são naturais da Rússia, Uzbequistão e Quirguistão

Sobe para 43 número de mortos em atentado de Istambul
Notícias ao Minuto Brasil

10:18 - 30/06/16 por Folhapress

Mundo Atentado

Subiu para 43 o número de mortos no atentado de terça-feira (28) em aeroporto de Istambul, segundo informação do ministro do Interior da Turquia, Efkan Ala.

Em discurso no Parlamento nesta quinta-feira (30), Ala afirmou que, entre os mortos, havia 19 estrangeiros. Ele também disse que as evidências encontradas até o momento apontam para participação do Estado Islâmico (EI), mas ainda não há confirmação de que a facção terrorista esteja envolvida.

Segundo autoridades do governo, 94 feridos no ataque ainda permanecem no hospital.

O governo também anunciou nesta quinta que os três autores do ataque são naturais da Rússia, Uzbequistão e Quirguistão.

O atentado, com 239 feridos, foi o mais letal ocorrido na maior cidade turca desde 2003, quando caminhões-bomba explodiram em frente a duas sinagogas e ao consulado do Reino Unido, deixando 57 mortos.

A polícia turca deteve 13 pessoas, três delas estrangeiras, sob suspeita de conexão com o ataque. De acordo com o governo, a polícia de Istambul realizou operações simultâneas em 16 locais da cidade, onde se suspeitava que funcionassem células do EI.

DETALHES

Segundo investigadores, os autores dos ataques chegaram ao terminal internacional do aeroporto de táxi por volta das 21h50 (15h50 em Brasília) desta terça-feira.

Após troca de tiros no posto de controle da entrada do desembarque, o primeiro detonou a primeira bomba. Os outros dois se aproveitaram do caos para ativar os explosivos que levavam consigo.

Entre as vítimas estão ao menos 13 estrangeiros, incluindo cinco sauditas e dois iraquianos. Cidadãos de China, Jordânia, Tunísia, Uzbequistão, Irã e Ucrânia também morreram no atentado. Durante esta quarta (29), o aeroporto já havia retomado sua atividade, e os destroços eram limpos pela equipe.

Terceiro mais movimentado na Europa, o aeroporto concentra voos de toda a região, o que explica a variedade na nacionalidade dos passageiros -e uma das razões para ter sido atacado.

Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, pediu que a comunidade internacional faça do ataque um ponto de inflexão na luta global contra o terrorismo.A Turquia deve viver, a partir de agora, um novo declínio na sua indústria do turismo. O país foi atacado diversas outras vezes, nos últimos meses, e já não possui mais uma imagem de local seguro.

Os turcos registraram queda de 34,7% no número de turistas em maio, em comparação ao mesmo mês de 2015. A queda mensal foi a maior em 17 anos. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório