Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Moradores relatam tensão nas ruas de Istambul após toque de recolher

Os bares da região boêmia de Beyoglu fecharam mais cedo. Às 23h, horário que costuma ser o pico do movimento, as casas começaram a fechar suas portas, segundo o relato da jornalista Deniz Utmuz, 42

Moradores relatam tensão nas ruas 
de Istambul após toque de recolher
Notícias ao Minuto Brasil

20:12 - 15/07/16 por Folhapress

Mundo População

Moradores de Istambul e cidades próximas relatam um clima de apreensão nas ruas da cidade. Um toque de recolher foi anunciado pela rede de TV pública e as pessoas aconselhadas a voltar para casa na noite desta sexta (15).

"As pessoas não estão correndo pelas ruas, até porque não teria como. As vias estão apinhadas de gente andando, porque não conseguem encontrar táxis e os ônibus estão absolutamente lotados", diz a publicitária Selen Bayrak, 30, que mora em uma travessa da avenida Istiklal, cartão-postal de Istambul.

Os bares da região boêmia de Beyoglu fecharam mais cedo. Às 23h, horário que costuma ser o pico do movimento, as casas começaram a fechar suas portas, segundo o relato da jornalista Deniz Utmuz, 42. Ele estava com um grupo de amigos quando viu pelo Twitter relatos da movimentação dos militares em Ancara"Todos se levantaram, pagaram a conta e foram para casa. Parece que as pessoas deste país nascem sabendo como agir num momento desses."

A debandada aconteceu cerca de uma hora antes de militares anunciarem no canal público de TV TRT que um toque de recolher havia sido instituído, e que os aeroportos estavam fechados.

Julho é o ápice do verão, em que as temperaturas alcançam 40° C, e em que parte razoável da elite turca sai das grandes cidades."Nosso plano era voltar para Istambul amanhã", diz o assistente de roteiro Erem Çiçek, que está em Alaçati, praia a cerca de 600 km de Istambul.

"Agora não fazemos ideia de se as estradas estarão abertas." Algumas vias, como uma as duas pontes que ligam as área europeia e asiática da cidade foram bloqueadas pelos militares. Com informações da Folhapress.

Leia também:

Golpe de Estado: tanques abrem fogo sobre o parlamento

Campo obrigatório