Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

França nega que haja plano de atentado durante Olímpiada no Rio

O alerta veio a público na última terça-feira, mas havia sido divulgado no dia 26 de maio pelo chefe da Direção de Informação Militar (DRM) - um dos serviços secretos da França

França nega que haja plano de atentado durante Olímpiada no Rio
Notícias ao Minuto Brasil

05:20 - 20/07/16 por Estadao Conteudo

Mundo Alarme

O governo francês encaminhou ao Ministério da Defesa do Brasil um documento no qual reconhece ser "falsa" a informação que constava do alerta dado sobre a possibilidade de ocorrência de um atentado terrorista contra a delegação da França, durante a realização dos Jogos Olímpicos, que serão realizados de 5 a 21 de agosto.

O alerta veio a público na última terça-feira, mas havia sido divulgado no dia 26 de maio pelo chefe da Direção de Informação Militar (DRM) - um dos serviços secretos da França -, o general Christophe Gomart, à Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou os atentados de 13 de novembro em Paris e Saint-Denis. De acordo com as informações divulgadas aos parlamentares, naquela época, o ataque seria cometido por um brasileiro, chamado Davi, que seria ligado ao grupo jihadista Estado Islâmico, que teria como o alvo a delegação francesa.

Em nota, o Palácio do Planalto informou que o diretor de Inteligência Militar da França justificou que "não é verdadeira" a informação de que "um brasileiro, supostamente vinculado ao Estado Islâmico, estaria planejando um atentado contra a delegação francesa durante os Jogos Rio 2016".

Segundo informações repassadas ao Brasil, pela embaixada francesa, o Diretor de Inteligência Militar da França não chegou transmitir aos serviços de inteligência brasileiro a possibilidade porque checou a informação junto com as demais agências francesas e verificou que ela era "falsa".

ABIN - A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) distribuiu uma nota nesta terça-feira informando que "todas as ameaças relacionadas aos Jogos Rio 2016 estão sendo minuciosamente apuradas, em particular as relacionadas ao terrorismo". Na nota, a Abin informa ainda que, na análise das informações recebidas em relação a ameaças, "muitas são descartadas" e "as que merecem atenção são exaustivamente investigadas".

Segundo a agência, "devido à sensibilidade do tema, as ameaças são tratadas, de forma integrada, pelas unidades especializadas de enfrentamento ao terrorismo dos três eixos responsáveis pela Segurança dos Jogos Rio 2016 - Inteligência, Segurança Pública e Defesa".

A intenção da divulgação da nota é tentar tranquilizar atletas, turistas, demais países que estarão presentes com suas delegações no Brasil, além da população em geral, sobre o empenho do governo brasileiro na avaliação de todo e qualquer risco e demonstrar o reforço que foi dado ao setor. "Os órgãos responsáveis pelo planejamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos reafirmam seu compromisso com a garantia integral da segurança de todos os presentes ao grande evento", prossegue a nota da Abin. Com informações do Estadão Conteúdo.

Campo obrigatório