Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sobe para 154 número de mortos em enchentes na China

A maioria das casualidades vêm de Hebei, uma província no norte do país, onde moradores alegam que não foram avisados sobre o perigo das chuvas

Sobe para 154 número de mortos 
em enchentes na China
Notícias ao Minuto Brasil

17:42 - 23/07/16 por Folhapress

Mundo Clima

Chuvas torrenciais que atingiram a China deixaram ao menos 154 mortos e outros 124 desaparecidos, segundo informações de oficiais do país.

As chuvas, que começaram na última segunda-feira, transbordaram córregos, causaram deslizamentos de terra e destruíram casas pela China.

A maioria das casualidades vêm de Hebei, uma província no norte do país, onde moradores alegam que não foram avisados sobre o perigo de enchente. Apenas ali 114 pessoas morreram e outras 111 ficaram desaparecidas. O governo evacuou mais de 300 mil pessoas da região.

Apenas na sexta (22), as redes sociais da China foram tomadas por moradores de vilas e províncias, que bloqueavam estradas e acusavam as autoridades de não ter evacuado as regiões que seriam atingidas pela água.

As postagens -muitas acompanhadas de imagens de pessoas se afogando- também afirmavam que as autoridades locais tentaram encobrir a tragédia ao afirmar que não havia mortos na área. Os textos e fotos foram removidos das redes sociais neste sábado (23), aparentemente censurados.

Na noite de sexta, as autoridades chinesas começaram a se manifestar sobre as vítimas.

Estima-se que, ao todo, 8,6 bilhões de chineses foram afetados pelas enchentes e pelas chuvas. Mais de 1,5 milhão de hectares de plantações também foram atingidos -o que equivale a um prejuízo de US$ 3 bilhões, segundo o governo da China.

O banco central do país afirmou, na sexta, que vai fornecer ajuda financeira às áreas inundadas. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório