Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Roma pede clareza no Brexit, Londres diz que precisa de tempo

"Brexit é Brexit. Não podemos reabrir as negociações"

Roma pede clareza no Brexit, Londres 
diz que precisa de tempo
Notícias ao Minuto Brasil

15:40 - 27/07/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Matteo Renzi

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, pediu nesta quarta-feira (27) à sua homóloga britânica Theresa May "certeza" e "clareza" no processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE), também conhecido como Brexit.

"É uma decisão do povo britânico que respeitamos e que exige de todos bom senso, clareza e certeza", afirmou Renzi, numa conferência de imprensa após um encontro com a primeira-ministra britânica em Roma.

"Estamos especialmente interessados como governo italiano para trabalharmos em conjunto, dar a máxima colaboração e apoio, fazer com que esta difícil jornada seja o mais eficaz quanto possível", reforçou.

Por sua vez, Theresa May reiterou que o Reino Unido precisa de tempo "para preparar as negociações" para a saída do bloco comunitário, decidida em referendo no passado dia 23 de junho.

"Vai levar tempo para trabalhar a natureza da nossa relação. É por isso que devemos ter tempo para estas negociações, para que os dois lados possam identificar os seus objetivos e oportunidades", disse a líder conservadora, reforçando que Londres respeita as suas obrigações.

A primeira-ministra britânica recordou que na terça (26) foi realizada uma reunião em Londres do órgão que irá conduzir as negociações com a UE e colocar em prática o processo da saída britânica.

"Queremos transformar o 'Brexit' num êxito", salientou Theresa May, que considerou ainda ser "fundamental [o Reino Unido] colaborar com os países membros como a Itália".

"Vamos deixar a UE, mas continuamos a fazer parte da Europa", frisou.

Questionado sobre a possibilidade da convocação de um novo referendo no Reino Unido, uma vez que a saída da UE venceu por uma pequena margem, Matteo Renzi afirmou: "Brexit é Brexit. Não podemos reabrir as negociações".

No referendo de 23 de junho, o "Sair" venceu por 52% contra os 48% do Permanecer.

Campo obrigatório