Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Turquia quer serviço de informações e forças armadas sob controle

Erdogan anunciou a intenção de fechar todas as escolas militares e de as substituir por uma universidade nacional para formar as forças armadas

Turquia quer serviço de informações 
e forças armadas sob controle
Notícias ao Minuto Brasil

18:40 - 30/07/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Presidente

O chefe de Estado turco declarou neste sábado que vai propor ao parlamento que os serviços de informações e os chefes do Estados-maiores passem a estar sob o controle direto da Presidência do país.

"Vamos apresentar uma pequena reforma constitucional (ao parlamento) que, caso seja aprovada, colocará o serviço de informações turco (MIT) e os chefes dos Estados-maiores (das forças armadas) sob controlo da Presidência", declarou Recep Tayyip Erdogan à cadeia de televisão turca A-Haber.

Duas semanas depois de uma tentativa de golpe de Estado, Erdogan anunciou a intenção de fechar todas as escolas militares e de as substituir por uma universidade nacional para formar as forças armadas.

Estas declarações surgem depois de Ancara ter procedido esta semana a uma importante remodelação das forças armadas, com perto de metade dos generais (149) a serem demitidos dos cargos, na sequência da tentativa de golpe de Estado de 15 de julho.

Uma pequena parte das forças armadas, incluindo altas patentes, tomaram blindados, caças e helicópteros para derrubar o governo islamita-conservador de Erdogan.

Campo obrigatório