Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Paraguai chama embaixador na Venezuela para consultas

Em meio a impasses sobre presidência do Mercosul, declarações do presidente venezuelano Nicolás Maduro geraram crise diplomática

Paraguai chama embaixador na Venezuela para consultas
Notícias ao Minuto Brasil

15:58 - 05/08/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Mercosul

O Paraguai convocou a volta de seu embaixador em Caracas nesta sexta-feira (5), em seguida a declarações do presidente venezuelano Nicolás Maduro. Segundo o Ministério das Relações Exteriores do país disse que o Enrique Jara foi chamado para consultas "após expressões proferidas pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ao governo do Paraguai".

Maduro afirmou, nesta semana que membros dos Mercosul se unem numa "tríplice aliança" de "extrema direita" para barrar a Venezuela de assumir a presidência do bloco. O chefe de Estado comentou sobre a postura de Paraguai, Brasil e Argentina, que consideram que a Venezuela não tem condições de liderar o grupo por não ter cumprido alguns requistos como país-membro.

Segundo informações do G1, a diplomacia paraguaia considerou infeliz o uso da expressão "tríplice aliança", devido à lembrança da guerra do Paraguai contra Argentina, Brasil e Uruguai no século 19.

O bloco condena as prisões de opositores a Nicolás Maduro, a repressão a protestos e a interferência do Executivo no Judiciário e no órgão eleitoral.

O impasse começou na última sexta-feira (29), quando a ministra das Relações Exteriores da Venezuela, Delcy Rodriguéz, assumiria da presidência rotativa do bloco. Os membros do Mercosul condenam as prisões de opositores a Nicolás Maduro, a repressão a protestos e a interferência do Executivo no Judiciário e no órgão eleitoral.

Campo obrigatório