Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mercosul se reúne para tentar resolver impasse com Venezuela

É a segunda reunião neste mês para abordar o tema, mas as propostas precisam ser levadas aos ministros das Relações Exteriores de cada país-membro

Mercosul se reúne para tentar
 resolver impasse com Venezuela
Notícias ao Minuto Brasil

20:52 - 23/08/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Bloco Econômico

Representantes do Mercosul se reuniram nesta terça-feira (23) para tentar resolver o impasse criado pela transferência da Presidência temporária do bloco, que deveria estar sob comando da Venezuela.

Delegados do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai se encontraram em Montevidéu para discutir possíveis soluções à crise. É a segunda reunião neste mês para abordar o tema, mas as propostas precisam ser levadas aos ministros das Relações Exteriores de cada país-membro.

O impasse começou quando Brasil, Paraguai e Argentina se posicionaram contra à transferência da Presidência do Mercosul para a Venezuela, cujo mandato corresponde ao segundo semestre de 2016.

Oficialmente, os países acusam Caracas de não cumprir todos os requisitos de adesão ao bloco, mas, nos bastidores, o trio também demonstra descontentamento com a situação dos presos políticos na Venezuela. No último dia 12, completou-se o prazo de quatro anos dado a Caracas para se adequar às normas do Mercosul.

O Uruguai deveria entregar a Presidência à Venezuela no fim de julho, mas, sem um acordo, seu mandato terminou e nenhum país assumiu o posto, provocando um vácuo político inédito. Sem Presidência, o bloco fica imobilizado e incapaz de tomar qualquer decisão regional. (ANSA)

Campo obrigatório