Meteorologia

  • 18 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Biden pede paciência à Turquia sobre extradição de clérigo opositor

Biden disse ainda que o processo deve demorar, mas reafirmou a cooperação de Washington no caso

Biden pede paciência à Turquia sobre extradição de clérigo opositor
Notícias ao Minuto Brasil

15:09 - 24/08/16 por Noticias ao Minuto

Mundo Vice dos EUA

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu paciência às autoridades turcas em relação ao pedido da Turquia de extradição do clérigo Fetullah Gülen, acusado por Ancara de ter organizado a tentativa de golpe de julho passado -ele nega.

"Nossos especialistas jurídicos estão trabalhando neste momento com suas contrapartes turcas na produção e avaliação de evidências que precisam ser apresentadas a uma corte americana em respeito aos requerimentos de nossa lei para o tratado de extradição de Gülen", afirmou Biden, em visita oficial à Ancara, após se encontrar com o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim.

Biden disse ainda que o processo deve demorar, mas reafirmou a cooperação de Washington no caso.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que também se encontrou com Biden na tarde desta quarta, afirmou que iria dizer ao vice americano que Washington não tem "nenhuma desculpa" para não extraditar Gülen.

"Eu compreendo o sentimento intenso que o governo e o povo da Turquia têm em relação a ele [Gülen]", afirmou Biden. "Nós estamos cooperando com as autoridades turcas".

"Se o processo puder ser acelerado para que Gülen retorne ao nosso país para ser punido, se nossa cooperação nesse sentido continuar a crescer, então o desapontamento do povo turco nesse sentido logo dará lugar a um sentimento positivo", disse Yildirim.

"Não temos nenhum, nenhum, nenhum, nenhum interesse em proteger alguém que tenha feito mal a um aliado. Nenhum", declarou o americano. "Mas nós precisamos respeitar o procedimento legal." Ele também avisou que o presidente Barack Obama não tem autorização para extraditar alguém sob sua vontade e que apenas um tribunal americano poderia fazer isso.

Biden negou que os EUA tinham conhecimento prévio do golpe, versão levantada por Ancara. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório