Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Universidade americana contrata ex-recrutador da al-Qaeda

Antes de tomar a decisão de contratação, a universidade o discutiu com a Agência Federal de Investigação (FBI), serviços de segurança e os advogados que processaram Morton

Universidade americana contrata 
ex-recrutador da al-Qaeda
Notícias ao Minuto Brasil

07:07 - 31/08/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Especialista

A Universidade George Washington tem um novo especialista em assuntos de segurança nacional – Jesse Morton, ex-recrutador da organização terrorista al-Qaeda.

O vice-diretor do Programa de Extremismo do Centro da Segurança Cibernética e Segurança Nacional da universidade afirmou que Jesse Morton, conhecido antes como Younus Abdullah Muhammad, traz uma "perspectiva única" para o trabalho de combate ao terrorismo, cita o canal televisivo CNN.

"Ainda não descobrimos como alcançar aquele indivíduo que está indo no caminho da radicalização," disse Hughes. "Jesse estava nesse mundo e saiu desse mundo".

Segundo o CNN, antes de tomar a decisão de contratação, a universidade o discutiu com a Agência Federal de Investigação (FBI), serviços de segurança e os advogados que processaram Morton.

O representante da universidade frisou que confia no ex-jihadista. Orton, de 37 anos de idade, tinha sido radicalizado na prisão onde se encontrava por um crime relacionado com drogas. Depois, ele viajou para Marrocos, onde foi detido e extraditado aos EUA. Ele foi condenado em 2012 a mais de 11 anos de prisão. Lá ele passava tempo na biblioteca, onde leu as obras dos filósofos Jean-Jacques Rousseau e John Locke, Thomas Paine, o que lhe permitiu "voltar a identificar a cultura e a civilização ocidentais".

Tendo sido libertado em 2015, Morton trabalhou com o FBI em "casos que têm suscitado o interesse do púbico e da mídia".

Campo obrigatório