Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Por tremor, cerca de 4,5 mil pessoas ainda estão em tendas

Proteção Civil disse que comunidade da região não quer ir embora

Por tremor, cerca de 4,5 mil 
pessoas ainda estão em tendas
Notícias ao Minuto Brasil

16:18 - 08/09/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Terremoto

O chefe da Proteção Civil da Itália, Fabrizio Curcio, afirmou nesta quinta-feira, dia 8, que muitos dos moradores das cidades atingidas pelo terremoto do último dia 24 de agosto na região central do país não querem deixar seus municípios.

De acordo com Curcio, atualmente as tendas ainda abrigam cerca de 4,5 mil pessoas, o que ilustra "uma dificuldade prática".

"Após 14 dias do tremor, a comunidade não está pronta para ir embora, porque eles são pessoas fortes e têm um grande sentido de pertencimento", explicou Curcio.

"Não estamos falando das 80 mil pessoas de Abruzzo ou dos 50 mil da Emilia-Romana, Vêneto e Lombardia", afirmou o especialista. Nas cidade de Accumoli, por exemplo, "existe a possibilidade de se passar a noite em San Benedeto del Tronto", mas já em Amatrice, onde foi registrado o maior número de mortes, "muitos preferem ficar, mesmo que já se esteja avaliando a ideia de utilizar algumas casas que continuam em pé", disse Curcio.

O italiano também disse que "hoje, no 14º dia após o ocorrido, continua-se a escavar", por isso, é importante que as pessoas saibam que a Proteção Civil da península está "ainda em uma fase de operação de socorros".

Além disso, Curcio ainda comentou que o país já contou mais de 6 mil réplicas, "uma forte atividade [sísmica] que continua a pesar nas pessoas que vivem no local atingido pelo terremoto".

Sendo assim, para proteger a população de possíveis novos abalos, uma parte da estrada provincial 20 entre Retrosi e Prato di Amatrice foi interditada para o tráfego, com exceção dos veículos de socorro que passam pela região para salvar e curar vítimas do tremor. (ANSA)

Campo obrigatório