Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Está provado: Golfinhos são capazes de conversar como os humanos

Investigação conclui que animais se ouvem e interagem

Está provado: Golfinhos são capazes de conversar como os humanos
Notícias ao Minuto Brasil

15:01 - 12/09/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Cientistas

Os golfinhos são “altamente capazes de desenvolver uma linguagem” que se assemelha à comunicação humana, afirmam cientistas da Reserva Natural de Karadag, na Crimeia. Eles salientam também que estes animais têm uma inteligência fora do normal.

Os pesquisadores acreditam que o conjunto de impulsos, cliques e assobios feitos pelos golfinhos – que no total completam um conjunto de cinco palavras – são ouvidas na totalidade por outros golfinhos antes de estes proferirem uma resposta.

“Resumidamente, esta troca de impressões assemelha-se a uma conversa entre duas pessoas”, afirma Vyacheslav Ryabov, em um estudo publicado no jornal ‘Mathematics and Physics’, referindo ainda que os sons emitidos pelos golfinhos são “diferentes” no tempo e frequência. “Posto isto podemos assumir que cada impulso representa um fenômeno ou uma palavra da linguagem dos golfinhos”.

O estudo foi realizado com dois golfinhos adultos. Os dois foram mantidos numa piscina durante 20 anos, onde foi instalado um sistema de áudio para registrar as trocas de comunicação entre os dois animais.

Nestas gravações, foi possível verificar que os golfinhos nunca se interrompiam enquanto um deles comunicava, o que sustenta a teoria de que estes se ouvem uns aos outros.

Campo obrigatório