Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Grécia: milhares de pessoas deixam campo de refugiados após incêndio

Entre 3 mil e 4 mil migrantes fugiram do campo de Moria por causa do fogo

Grécia: milhares de pessoas deixam campo 
de refugiados após incêndio
Notícias ao Minuto Brasil

17:26 - 19/09/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Polícia

Milhares de imigrantes fugiram na noite desta segunda-feira (19) do campo de Moria, na ilha grega de Lesbos, devido a um incêndio aparentemente provocado de forma voluntária, indicou a polícia local.

"Entre 3 mil e 4 mil migrantes fugiram do campo de Moria" por causa do fogo, disse uma fonte policial citada pela agência noticiosa francesa AFP, sublinhando que ventos fortes estão propagando as chamas.

Cerca de 150 menores instalados no campo foram retirados das instalações e transportados para um jardim infantil na ilha.

Há atualmente na Grécia mais de 60 mil refugiados e migrantes, a maioria quer viajar para a Alemanha e outros países do norte da União Europeia, mas não consegue pois vários países balcânicos e do leste europeu fecharam as suas fronteiras, no início deste ano.

De acordo com informações da agência Lusa, os grupos de defesa dos direitos humanos têm repetidamente criticado as condições dos campos de imigrantes na Grécia, denunciando a sobrelotação e a falta de condições sanitárias.

A situação é grave em Lesbos e outras ilhas do leste do mar Egeu perto da Turquia, onde a maioria dos migrantes chega e fica retida para registro.

De acordo com dados do governo grego, há mais de 13 mil pessoas em cinco ilhas, em instalações construídas para albergar menos de 8 mil.

A existência de distúrbios nos campos das ilhas é comum.

Campo obrigatório