Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Festival de Cannes completa 70 anos de existência

Primeira edição da mostra ocorreu em 20 de setembro de 1946

Festival de Cannes completa
70 anos de existência
Notícias ao Minuto Brasil

19:45 - 20/09/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo França

Dia 17 de maio de 2017, ocorrerá a 70ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes, mas, na realidade, é nesta terça-feira, 20 de setembro, que a mostra completa 70 anos de existência. O festival cinematográfico foi criado por Jean Zay, na época ministro da Instrução Pública e das Belas Artes da França, em resposta às restrições dos governos fascistas na Itália aos filmes participantes da Mostra de Veneza.

Com o intuito de criar um evento de nível internacional, o cargo de presidente do festival foi encarregado ao próprio Louis Lumière, um dos irmãos que inventaram o cinema. A data da primeira edição havia sido marcada para maio de 1939, mas, por causa da Segunda Guerra Mundial, o evento foi cancelado.

E foi só em 20 de setembro de 1946 que o encontro de cineastas e artistas aconteceu na Riviera Francesa. Na ocasião, 11 filmes venceram o "Grand Prix", um deles foi o longa "Roma, a cidade aberta", do diretor italiano Roberto Rossellini.

Além disso, Michèle Morgan levou o prêmio de melhor atriz pelo filme "La Symphonie pastorale", do diretor francês Jean Delannoy, e Ray Milland ganhou como melhor ator por "Farrapo Humano", dirigido pelo norte-americano Billy Wilder. (ANSA)

Leia também: Presos oito suspeitos do atentado em Nice

Campo obrigatório