Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Historiador que previu resultado de eleições nos EUA aposta em Trump

Professor acertou todos os resultados de eleições presidenciais no país desde 1984, diz jornal

Historiador que previu resultado de eleições 
nos EUA aposta em Trump
Notícias ao Minuto Brasil

22:14 - 24/09/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Política

O professor americano que ficou famoso por prever os resultados de diversas eleições nos EUA aposta desta vez em Donald Trump, escreve o The Washington Post.

"Ninguém sabe exatamente quem vai ganhar no dia 8 de novembro, mas há uma pessoa que tem a certeza nos resultados – é o professor Allan Lichtman, que previu com precisão o resultado de todas as eleições presidenciais desde 1984", escreve o jornal.

Lichtman explicou ao The Washington Post como funciona o seu método, que foi descrito em seu livro "Prevendo o Próximo Presidente: as Chaves da Casa Branca-2016" (Predicting the Next President: The Keys to the White House-2016).

A ideia principal consiste em fazer 13 perguntas, que podem ser respondidas apenas por "sim" ou "não". Se a resposta a 6 deles ou mais for "sim", tal indica a favor da vitória do partido que está no poder, ou seja, neste caso – o Partido Democrata. Se a resposta a 6 ou mais perguntas for "não" os eleitores vão se manifestar contra o partido no poder — neste caso, será a vitória do candidato republicano, Donald Trump.

Em entrevista ao The Washington Post, ele observou que, devido à personalidade de Donald Trump, é muito mais difícil prever o resultado neste ano do que nas últimas oito vezes.

"Nunca tivesmos um candidato como Donald Trump e é possível que ele venha a quebrar a ordem histórica estabelecida desde 1860", diz Lichtman.

No entanto, até agora, de acordo com o sistema de Lichtman, Trump vai ganhar.

Lichtman explicou porque prevê que Trump ganhe. O especialista está absolutamente convencido de que 5 pontos de 12 falam a favor de Trump.

"Mais um ponto — e os democratas estarão derrotados", diz Lichtman. Esse ponto, em sua opinião, poderia ser a pergunta relativa à questão do terceiro candidato. Trata se de Gary Johnson — candidato libertário, que, do ponto de vista do especialista, poderia ganhar um número significativo de votos e se tornar um sério concorrente para Trump e Clinton. As informações são do Sputnik News Brasil.

LEIA TAMBÉM: 'The New York Times' declara apoio a Hillary Clinton nas eleições 

Campo obrigatório