Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Governo turco demite 87 agentes dos serviços secretos do país

O chefe do MIT, Hakan Fidan, não foi afastado depois da tentativa de golpe e permanece em funções

Governo turco demite 87 agentes dos serviços secretos do país
Notícias ao Minuto Brasil

09:01 - 27/09/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Investigação

As autoridades turcas afastaram dos respectivos cargos 87 membros dos serviços secretos do país (MIT), por suposto vínculo com a organização de Fetullah Gülen, o clérigo acusado de instigar o golpe de Estado militar fracassado em julho último.

A investigação envolvia 100 agentes, de entre os quais 87 foram expulsos da carreira de funcionário público. Eles também não poderão mais ter quaisquer empregos dentro do Estado. As informações foram divulgadas pela agência semi-estatal turca, Anadolu, que citou apuração da EFE.

Por outro lado, foi aberta queixa no Ministério Público turco contra 52 agentes por supostos indícios de vinculação a Gülen.

O papel do MIT no golpe de Estado fracasso de 15 de julho último tem sido objeto de controvérsia, já que, segundo as forças armadas do país, os serviços secretos avisaram o Estado-Maior horas antes do início do golpe, enquanto o Presidente Recep Tayyip Erdogan diz ter sido alertado por um cunhado quando os tanques já estavam nas ruas.

O chefe do MIT, Hakan Fidan, não foi afastado depois da tentativa de golpe e permanece em funções. Com informações da Lusa. 

Campo obrigatório